5 lições que aprendi com Extraordinário


Quem me acompanha há um tempo já me viu falando pelo menos umas 300 vezes sobre "Extraordinário". O livro da autora R. J Palacio, publicado no Brasil pela editora Intrínseca, já ganhou resenha e várias aparições no meu canal. Quando eu comprei o livro em uma promoção qualquer no Submarino, nem imaginava a importância que ele teria na minha vida. Desde então, venho tentando divulgar ao máximo a história incrível que "Extraordinário" nos traz. Mas, sabemos que nem todo mundo tem o hábito de ler, por isso mesmo, fiquei extremamente feliz que a obra seria adaptada para o cinema. Finalmente, depois de muita espera, o filme foi lançado e quando assisti, relembrei o quanto eu sou apaixonada pela história do Auggie e o quanto eu aprendi com ele, por isso resolvi compartilhar alguns ensinamentos aqui com vocês.

Se você nunca ouviu falar sobre esse livro, vou contar um pouquinho sobre o que fala. Basicamente, ele conta a história de um garoto de dez anos que está indo pela primeira vez para escola. Ele é muito inteligente, apaixonado por ciências e já passou por várias cirurgias por ter nascido com uma síndrome que "deformou" seu rosto. Agora imagina, se o início em uma escola nova já é um terror na vida de muita gente, imagina na do Auggie. Confira o trailer:


Depois de muito chorar na sala de cinema, já consigo falar novamente um pouquinho do quanto Extraordinário é sensacional, e irresistível de se usar tantos adjetivos bons.

1. Não custa nada tentar se colocar no lugar do outro

Eu espero que todos já compreendam a importância da empatia, mas às vezes fica mais fácil entender quando a gente acompanha de perto a vida do Auggie. Ao conhecer sua história, lembrei de quantas vezes tive dedos apontados pra mim por pessoas que nem se quer se deram o trabalho de saber o que eu estava passando, e  também, de quantas vezes eu fiz isso com outras pessoas. Cada um está enfrentando uma batalha na vida, é tão ruim ser só mais uma pedra no caminho. Com Extraordinário, aprendemos que é importante aprender a ver, de verdade, o outro. Tentar imaginar e entender o que ele está passando.

2. Não adianta devolver na mesma moeda

Muitas vezes eu quis apenas dar o troco, mas logo percebi que não valia a pena investir meu tempo me dedicando com energias negativas. Já aconteceu, mais de uma vez, de eu descobrir que algum grupo de pessoas não ia com a minha cara e acompanhava minha vida online apenas para "se divertir" com o que eu postava. Na época que fiquei sabendo, tive preguiça por elas. A melhor coisa que podemos fazer para dar o troco é ser feliz. Não vale perder nosso tempo com gente besta, temos que investir em nós. Auggie não tenta ferir ninguém, mesmo com tanta coisa acontecendo, ele só procura estar com pessoas que lhe fazem bem e ser feliz como ele é. Que a gente seja sempre capaz de fazer o mesmo, inclusive nos momentos mais difíceis. 

3. Amar quem somos

Todo mundo têm dias em que não gostamos muito de nós. Alguns dias não gostamos do nosso corpo, da quantidade de estrias e cicatrizes que temos, de como nos vestimos, ou até mesmo de como somos como pessoa. E tudo bem. Mas não pode ser sempre. Auggie nos mostra que devemos nos amar antes de querer o amor do outro. Fazer coisas que gostamos, nos vestir como quisermos, e estar com pessoas que nos fazem bem. Só assim podemos oferecer e receber algo do outro como uma consequência simples de nos amar completamente.


4. Celebrar as diferenças

Uma das coisas mais bonitas da vida é a singularidade que cada um de nós somos. Uma mistura danada de coisas que nunca sai igual ao outro. E isso é incrível. Além de ser celebrado, Auggie nos lembra como isso deve também ser respeitado. Não é só a aparência, mas o personagem é singular em muitas coisas e nos lembra o quanto ser diferente é ótimo.

5. Ser gentil

Apesar de parecer muito com o primeiro tópico, vemos no decorrer do livro que é muito mais que se colocar no lugar do outro. É de fato fazer a diferença. Recentemente, presenciei um comportamento opressor com uma garota. Fiquei bem chateada, cheguei a me afastar um pouco das pessoas. Mas não fiz nada por ela. Me senti péssima quando percebi esse ensinamento novamente no filme. Não basta só não fazer, tem que fazer algo bom. Escolha ser gentil com alguém hoje (e sempre).

Eu, pela milésima vez, recomendo muito a leitura do livro. A autora também publicou outra obra  ("Auggie e eu") com as visões de mais três personagens da história e a experiência se completa lindamente. Também vejam o filme, é uma adaptação bem fiel e emocionante, mas claro que os dois livros acabam sendo mais completos. Depois me contem aqui nos comentários, ou no Instagram @camilamabeloop, o que vocês acharam. Espero que amem tanto quanto eu.

Comentários

  1. Anônimo12/11/2017

    Eu ainda não li o livro,mas já conhecia a história de tanto ouvir a Camila falar, então fomos todos assistir o filme juntos e foi incrível. Amei o filme é agora vou ler o livro é apaixonante e todas as lições que o livro trás chorei muito e mais ainda quando o meu filho de 7 anos chorando falou no final do filme :
    Mãe eu sei o que esse filme ensina que aparência não importa.😍😍😍

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda li o livro nem vi o filme, mas pelo pouco que conheço da história é uma enorme lição de vida. Espero poder ler o livro por agora pra poder ver o filme!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017