Profissão: Radialista (Rádio e TV)

13 de fevereiro. Dia mundial do rádio *o* Sabem que eu estou Rádio e TV na faculdade, né? Sei que já compartilhei muitos assuntos sobre a faculdade, mas acho que nunca fiz o post sobre essa profissão. O Que faz, o que estuda, onde trabalha etc etc. Então pra recompensar o tempo perdido, hoje no dia mundial do Rádio resolvi dedicar uma matéria especial pra profissão do radialista. Apesar de estudar rádio e tv, meu amor mesmo é por TV e Cinema, mas mesmo assim gosto e admiro tudo relacionado ao rádio. Tem mais alguém ai querendo fazer o curso? Vamos saber mais sobre essa profissão.

Sobre a profissão: São as atividades ligadas à criação, à produção, à edição e à direção de programas de rádio, TV e veiculados pela internet. Esse profissional monta a programação da emissora, redige roteiros, produz e edita programas. Chefia equipes de gravação e de produção e orienta a construção de cenários e a contratação de mão de obra. Pode atuar como comentarista, apresentador ou locutor. Trabalha em emissoras de rádio e TV comerciais, educativas ou comunitárias, em produtoras de vídeo, agências de publicidade e empresas que criam programas para transmissão via internet. - Fonte: Guia do Estudante


Resumindo um pouco da minha escolha, eu queria algum curso da área de comunicação - apesar de ser bem tímida e não gostar de nada em público, exatamente por isso eliminei Jornalismo. Quis fazer publicidade, mas achei que as matérias não eram bem o que eu queria estudar, então fiquei com Rádio e TV. Tive muita vontade de fazer Cinema, mas o preço era bem mais alto, então por essa questão tive que eliminar a faculdade. Eu fiz apenas 1 semestre de RTV, estou começando o segundo agora. Tive uma ótima impressão da profissão, gostei da grade, da faculdade e espero seguir essa carreira. Já falei tudo sobre o primeiro semestre aqui.

Eu fico vendo sites de empregos, então falando um pouco do mercado de trabalho, eu vejo que tem sim emprego para Rádio e TV. A maioria que encontro é pra televisão e produtoras audiovisuais, mas quase todas as oportunidades pede profissionais já formados e em alguns casos que esteja no minimo no 4º Semestre, então não se iludam logo de cara, rs. E o mais pedido, acredito que seja pra Edição de Vídeos, então quem gosta dessa área pode se dar bem.

Eu super indico fazer cursos extras, assim você pode conseguir um emprego mais rápido e se especializar naquilo que gosta. Já vi vários cursos legais no Senac, Belas Artes NFT, e vi que na faculdade onde faço - Anhembi Morumbi - vai rolar alguns cursos técnicos gratuitos (estou esperando novidades, mas me cadastrei la para cursar Cenografia), confira mais informações aqui.

Como nós amamos livros, vou deixar algumas indicações pra quem quer saber mais sobre a profissão, pra quem já estuda e quer ler algo técnico e tudo mais. Livros sobre o Rádio e sobre a produção na TV. Espero que gostem tanto quanto eu, porque agora quero todos já pra mim hehe.


A Regra do Jogo - O Jornalismo e a ética do Marceneiro
Ano: 1998
Onde comprar: Companhia da Letras | Submarino 

O Rádio na Era da Informação 2º Edição
Ano: 2007
Onde comprar: Editora Insular | Saraiva

Rádio: O Veiculo, a História e a Técnica
Ano: 2007
Onde comprar: Saraiva | Livraria Cultura

Carlos Gomes
Ano: 2001
Onde Comprar: Callis Editora | Livrarias Curitiba

Silêncio: Filmando - Um Guia para Documentos com Qualquer Câmera e a Qualquer Hora
Ano: 2011
Onde Comprar: Submarino | Americanas

Roteiro de Cinema e Televisão

Ano: 2007
Onde Comprar: Submarino | Americanas

O Texto na TV
Ano:
Onde Comprar: Submarino | Americanas

Jornalismo e Publicidade no Rádio

Ano: 2013
Onde Comprar: Submarino | Americanas

Parabéns a todos os profissionais dessa área que traz com qualidade entretenimento, notícias, alegrias e muito mais pra pertinho da gente. Quero dedicar especialmente essa matéria ao Cinegrafista da TV Band que morreu em serviço Santiago Andrade. Dez anos na TV Band com prêmios importantes na carreira, e super respeitado. Obrigada pelo exemplo.

Gostaram? Alguém ai está cursando ou vai cursar RTV? 

Beijoooos, Camila Mabeloop

Comentários

  1. adorei a matéria, espero sua visitinha lá no meu blog
    http://confissoes-dua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Como funciona a questão do QI (Quem indica)?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017