10 dicas pra quem vai à Bienal do Livro

Oi Galera, tudo bem com vocês? Depois de compartilhar alguns horários de autores na Bienal, hoje vim deixar algumas dicas bem importantes pra quem vai para o evento. É uma coisa grande, que você vai ficar muito tempo então precisa deixar tudo bem organizado para enfrentar isso da melhor maneira possível e bem preparado para o que der e vier. Espero que ajude ;)

1. Faça sua programação
Pra você não perder nada do que queira participar na Bienal, precisa fazer sua programação. Veja as datas dos seus autores favoritos, os horários, estandes, etc. Anote tudo no seu caderninho e assim você vai saber os dias e horários que realmente quer estar no local. Se você não se preparar, vai acabar indo em dias aleatórios que pode não ter nada de legal acontecendo pro seu gosto.

2. Monte sua lista de desejos
Isso é muito importante, se você quer investir em compras legais na Bienal, monte uma listinha dos livros que você quer e para a compra valer a pena anote também:
- O preço no mercado: onde você geralmente compra livros, quanto está custando?
- Nível de prioridade: classifique os livros que você mais quer aos que são menos desejados, tipo nível de desejo 4/5. Assim você vai saber suas prioridades na hora de fazer as comprinhas.
- Editora: Essa informação pode ajudar na hora de encontrar onde vende.

Se o preço for mais caro, deixe pra comprar depois pela Internet e só invista nos livros que você realmente quer, não saia comprando loucamente em promoção pra não aproveitar depois. O que você não gastar lá, guarde o dinheiro para as compras que faltou fazer. O legal é que com esse método você já sabe quanto vai precisar levar pra bienal, e não sair gastando dinheiro sem planejamento.

3. Prepara a marmita
Pode até me chamar de farofeira, mas eu vou te dizer que não é fácil ter que pagar caro em comida ruim. É um desperdício de dinheiro e a fome não vai embora. Já passei por isso várias vezes, mas agora aprendi. Prepara um canto da sua mochila pra levar um bolacha doce, uma garrafinha de água, um suco de caixinha e um lanche salgado. Assim vocês tem opções variadas e da pra aguentar pelo menos um tempo, claro que isso depende muito do tempo que você vai ficar lá, qualquer coisa é só dobrar o número, e variar em sabores pra você não enjoar e passar fome rs. É sério gente, principalmente pra quem não come muita coisa, ou como eu é vegetariano sempre sofre pra encontrar opções legais dentro das poucas opções que oferecem.

4. Roupas confortáveis
Dica clichê que muita gente esquece. Não entendo muito de moda, mas vale mais ir parecendo uma doida do que ir de Melissa e deixar seu pé sangrando, se você estiver desconfortável não vai aguentar muito tempo e vai querer sair logo do local, ou vai ficar espalhando seu mau humor pela bienal. Nada disso queridinhos, bora colocar um all star nesse pé, uma calça jeans, uma camiseta e uma jaquetinha por cima. Sabe como é São Paulo, não da pra confiar então se prepare para colocar ou tirar blusa sempre.

5. Garanta seu mapa
Uma coisa que é super necessária na bienal é garantir seu mapa, é muito ruim ficar perdido zanzando naquele lugar enorme e não encontrar onde seu autor esta autografando, perder as programações e etc. Então não esqueça de pegar (acredito que na hora entrega), ou imprimir em casa mesmo (quando a bienal liberar o mapa).

6. Compre seus ingressos antecipadamente
Agora que você já sabe os dias que vai ir pra bienal, já que fez sua programação, é só ir no site e garantir seus ingressos. Uma das piores coisas que existe é você chegar e ter que pegar uma fila enorme no dia, não rola. Se você já se atrasou um pouco, ainda tem aquela fila pra pegar, vai ficar sem conseguir o autógrafo do seu autor queridinho. Então já facilita a vida e compre antes.

7. Relaxe
Descanse o máximo que puder antes de ir pra Bienal, e mesmo que você vá no dia seguinte também faça de tudo pra chegar em casa e relaxar. Durma, faça escalda pés, massagem, tudo o que te deixar mais preparada pro próximo dia. Se você acumular muito cansaço, não vai conseguir sobreviver. Não dá pra chegar da bienal ir pra balada ou passar a noite editando vídeos ~amigos blogueiros~, tentem se cuidar ao máximo.

8. Papelada e etc
Preciso nem falar que eu sei que sua mami poderosa vai dizer, mas é sempre bom relembrar. Coloque todos os documentos na bolsa, até foto 3x4 é bom ter rsrs. Cartão do blog, marcador, caneta, caderninho, dinheiro extra garantindo suas compras e a volta pra casa, cartão de crédito (se possível) e tudo o que lembrar que pode ser necessário não só pra entrar na bienal, mas pra consumir lá dentro e voltar vivinho pra casa. Também é sempre bom ter um guarda chuva, uma sacola pra garantir que a chuva não vá molhar coisas dentro da bolsa e até mesmo pra guardar o guarda chuva depois. 

9. Garanta seu bom humor
Pode parecer besteira, mas não é. Geralmente nesses dias parece que tudo acontece pra você se chatear e querer voltar pra casa, então agora que você já acordou relaxado, garanta seu fone pra ouvir uma música boa, um chocolate, chiclete e tudo o que te ajude a ficar bem. E tente rir do que acontecer de chato, acredite que no fim do dia você vai agradecer por ter resistido e enfrentado você mesmo. É horrível ficar de mau humor, a gente quer aproveitar e não consegue. Então já se prepare psicologicamente, assim o dia fica mais leve e você não fica de bico pra todo canto.

Para blogueiros
10. Visite os estandes das editoras parceiras, leve bateria extra para a câmera ou uma segunda garantia, entregue marcadores ou cartãozinho do seu blog para o público, busque informações e faça contatos. É sempre uma ótima oportunidade de divulgar seu trabalho.
É isso galera, cheguem cedo, arrumem a mochila direitinho e tentem aproveitar ao máximo o evento. A Bienal acontece do dia 22 a 31 de agosto no Pavilhão do Anhembi. Ainda faltam algumas dicas que quero deixar pra vocês antes do evento começar, o que vocês querem saber sobre a Bienal? Deixem nos comentários sugestões de posts e suas dúvidas!

Tem bastante gente me perguntando se eu vou estar lá e se farei um encontrinho, sim vou fazer se vocês realmente quiserem e prometerem que vão me dar um abraço no dia hehe, qual seria o melhor dia pra vocês?

Fiquem de olho no site da Bienal do Livro pra não perder nenhum detalhe especial

Supeeeer beijo,

Comentários

  1. Adorei as dicas Camila, vou na Bienal sim, mas na de BH, que vai rolar em novembro!
    Beijão,

    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que legal Lud, só fui na de SP mesmo, mas as dicas devem valer pra todas hehe espero que ajude <3 Beijos

      Excluir
  2. Gostei, estava doida pra ir, só que como tenho aula nos dias em que eu poderia ir, não vai rolar esse ano, ainda que eu ia ter que faltar na aula em que eu tô precisando de nota então ...
    Mabel, você pode fazer um post com suas dicas de estudo please? Tô precisando e gosto do jeito que você dá as dicas.

    Beijos
    onda-glitter.blogspot.com,br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que peninha Bianca :/ E sobre o post, bom, posso tentar hehehe. Assim que voltar as aulas vou fazer alguns posts especiais do assunto, fico feliz que goste das minhas dicas. Um beijo <3

      Excluir
  3. Misturei bonito os dias da Bienal com o Cbbloggers, tenho que correr p pegar meu ingresso da Bienal. Tu sabe que eu já estou lá com vc ne kkk Então só nao pode ser dia 23 no dia do CBB
    OMG!!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é nesse dia não pode ser porque também tenho a CBN hahaha. Até mais <3

      Excluir
  4. Já estou ansiosíssima para a Bienal, vai ser a minha primeira vez e muitos lançamentos que estou esperando faz tempo vão acontecer lá. Espero que dê tudo certo e que eu aproveite muito também. Agradeço as dicas ;)

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite muuuuuito Laura, espero que goste e que as dicas ajude. Um beijo enorme <3

      Excluir
  5. Queria muito ir, todo mundo está falando sobre isso :)

    www.amantedemakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila, sou super fã do blog e sua também, e eu só posso ir somente se fosse no dia 24.Só peço que não seja muito perto das 16h (tanto antes como depois)!Beijos fofa! <3

    http://fashioncutiemodas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela sugestão amore, acho que tá sendo o dia mais pedido rs <3 Beijos

      Excluir
  7. Eu quero muuuito ir na Bienal, ainda não sei ao certo o dia.
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se quiser pegar autografo busque o dia dos autores e se prepara nos finais de semana hehe, caso contrário vai em um dia de semana pra ser mais vazio e tal. Bjs

      Excluir
  8. Dicas muito boas, queria ir, mas não posso :(

    >>>http://julianasr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Camila acho que já ta na hora da gente se conhecer pessoalmente, né? haha Eu só vou poder ir na bienal no fim de semana, infelizmente :( Por enquanto só vou no dia 23, mas se rolar que alguém que eu queira ver em outro fim de semana, talvez eu vá. Enfim, se for fazer encontro me chame que tentarei ir, preciso de conhecer menina!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pooooxa, passou da hora Ka rsrs. Quero te ver lá, mesmo que não tenha encontro te aviso heheh. Beijãaaao

      Excluir
  10. Oii Camila! Gostei muito das dicas, principalmente sobre ir com roupas confortáveis e sobre o mapa, consegui conferir a Bienal de 2012 e se não fosse por ele ainda estaria lá rodando. Esse ano só vou conseguir ir nos finais de semana, então se você estiver por lá a gente se encontra! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, acertei nas dicas heheh <3 Espero te encontrar por lá. Um beijo

      Excluir
  11. Eu queria ir dia 23 para ver a Kiera Cass mas infelizmente é meu aniversario e meus pais já disseram que não. Mas acho que vou dia 24 para ver a maravilhosa blogueira Bruna Vieira, eu estou super ansiosa vai ser minha primeira Bienal e eu espero te ver lá. Se eu te ver acho que não vou falar com você por que sou muito tímida, mas sinta-se abraçada. Obrigada pelas dicas <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  12. Descobri que vc tbm é vegetariana.... YAY! Camila, por favor, me ajuda! Se que esse comentário não tem nada a ver com a bienal 'kkk (moro onde o vento faz curva :/ ), mas queria te pedir pra fazer um post sobre ser vegana com dicas de alimentos e tal. Sou iniciante no vegetarianismo, definitivamente - eu passava semanas sem carne mas acabava beliscando por tentação. Agora é pra valer. HELP! :)

    ResponderExcluir
  13. Estou quase confirmando minha presença na bienal. Ainda nem pensei nos livros que quero, porém já sei de todas as dicas possíveis e também a programação que me interessa.. Só falta eu confirmar né hahah

    Tudo Que Motiva

    ResponderExcluir
  14. Anônimo8/15/2014

    Oi Camila. Adorei as dicas. serão muito úteis. Obrigada!
    É a primeira vez que irei, então é bom saber essas coisas. Mas eu gostaria de saber se tem um dia melhor para ir. Se eu deixar para último dia, corro o risco de não encontrar o que quero?

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Camila, estava procurando dicas pra Bienal e encontrei seu blog, adorei! :D
    Estou super ansiosa e prometo que vou tentar seguir suas dicas haha

    beijo,
    Guerra de Almofada

    ResponderExcluir
  16. Cara, estamos em 2015.. E eu aqui vendo os seus posts de 2014... Fiquei encantada com seu blog.
    Comecei a ver os outros posts.. Cara, tudo muito organizado.

    Tá de parabéns!

    #Seguindo

    ResponderExcluir
  17. Ooi adorei as dicas! Mas ainda tenho umas perguntinhas... *---* Como consigo saber aonde estaram os autores? Meu pai vai me levar de carro, tem estacionamento lá?

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/18/2016

    Oii amei as dicas !! Eu vo na bienal com a escola e estava perdida agora ja tenho uma noção do que fazer . Obrigado bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017