TOP 5: Dicas para começar um blog

Definitivamente, grande parte dos emails e mensagens que recebo de leitores são pedindo dicas pra quem vai começar um blog. Eu nem pretendia fazer esse post, porque é algo que se encontra muito na internet, várias dicas interessantes que outras blogueiras dão pra ajudar quem está entrando agora nesse mundinho, mas vocês são uns fofos e sempre dizem "ah, mas você diz de um jeito diferente e que ajuda bastante". Então não tem como negar o pedido de vocês hehe. Vou tentar reunir as dicas mais importantes e eficientes pra quem vai começar um blog agora. Bora lá.

1. Pense em tudo com carinho
Antes de começar um blog, tente pensar em um nome legal, no que exatamente você quer falar ~pelo menos um foco de assunto como, cultura ou moda. Seu público - mulher ou homem - etc. Decidiu os pontos principais agora é só botar a mão na massa.

- Você pode criar o blog no Blogger ou no Wordpress, ou um canal no Youtube. Vocês sempre perguntam qual eu uso, uso o blogger por achar mais fácil, o Wordpress é mais profissa. Dai vai de você e sua paciência para aprender a usar o mais simples ou mais complicado.

- Encontrar layout gratuito ou em vitrines prontos pra comprar (sai mais barato que um totalmente personalizado). Recomendo: 18tonsdefrios ~tem vitrine, gratuito e personalizado. 

- Crie redes sociais para divulgar seu blog (Facebook, Twitter e Instagram são ótimas opções).

- Crie um e-mail para seus leitores e lojas entrar em contato. Não use e-mail pessoal, crie um exclusivo tipo: contatonomedoblog@hotmail.com ou os pagos como, contato@nomedoblog.com.

- Estude, aprenda muito sobre o mundo dos blogs. Se você quer personalizar um layout, organizar seu blog e etc, corra atrás de posts que te ajudem, de tutoriais na internet, não da pra criar um blog e procurar um manual pronto de como fazer seu blog crescer. Tem que pesquisar muito e quebrar a cabeça.

2. Isso é um blog, não um negócio
Um dos problemas é que a galera tem medo de começar um blog com pouca coisa. Com um layout gratuito, ou não tão profissional, uma câmera ruim, etc etc etc. Gente, larga disso. Conheço blogs que demoraram muito pra investir nessas coisas e fizeram sucesso. Acredite, o mais importante é seu conteúdo e dedicação. Então não abra um blog pensando que vai abrir uma empresa e sai fazendo investimento no banco pra comprar tudo~exagerada~, nada disso. É claro que essas coisas vão ser necessárias com o tempo, comprar o domínio, layout e afins, mas isso é depois se você achar que vale a pena. Se seu blog é algo que você vai escrever uma vez por mês, nem vale gastar um olho da cara. Então depois de um ano no mínimo você se preocupa com isso, a não ser que você tenha dinheiro sobrando. Ai faça a festa :P
3. Como conquistar leitores?
Fazendo conteúdo. Sério. Uma coisa que nunca fui muito atrás era de ficar divulgando meu blog muito além do que eu acho necessário, nunca tive paciência pra retribuir comentários, ou ficar seguindo de volta e esse blábláblá que te faz aumentar em números, mas não te faz "alguém" diferente e importante. Se você quer conquistar leitores fiéis, primeiro se dedique no conteúdo depois divulgue o blog nas próprias redes sociais e em grupos de divulgação. Não adianta divulgar um blog que não está atualizado, organizado e tal. Então o foco de tudo são as matérias que você faz.

4. De onde tirar inspiração?
Outra pergunta que recebo muito é de onde sai tanta ideia. O segredo é ser você mesma, não adianta investir em um assunto que tá bombando se você não sabe como falar daquilo. Não faça um blog literário se você não lê, ou de moda se você não gosta nem de passar em vitrine de loja (acredite, já cai nesse erro). O blog é uma coisa pessoal, por isso existem tantos e todos podem fazer sucesso. Você precisa colocar seu jeitinho, sua opinião, suas dicas no blog. Se você foi em algum lugar legal e quer compartilhar, vai lá e escreva. Comprou roupas legais e quer mostrar, fazer look do dia, vai lá e faça. Tudo é pauta, tudo pode ser conteúdo se você souber aproveitar sua vida e experiências pra isso, não adianta tentar ficar copiando post daquela blogueira famosa.

5. Se dedique
Se você quer realmente fazer a diferença e crescer com seu blog, vai ter que suar a camisa e deixar os dedinhos doendo. Experiência própria, quando eu dividia meu computador e tinha tempo limitado na internet, não tinha tempo o suficiente pra me dedicar no blog, depois dos meus 16 anos comecei a ter mais tempo no pc e depois ganhei meu notebook. Comecei a virar noites criando conteúdo, lendo e relendo posts, atualizando diariamente, cuidando das redes sociais e respondendo todos os leitores nos comentários, respondendo e-mails... Assim comecei a me "destacar mais" na internet, ganhar mais parceiras no blog e mais leitores. Faz um ano que comecei levar o blog a sério sendo que tenho ele há 4 anos, então não adianta criar um link e não cuidar de tudo que envolve ele. Se dedique ao máximo e terá resultados.

Gostaram? Esqueci alguma dica importante? O que mais vocês querem saber? ;)

Supeeeer beijos,

Comentários

  1. Tocou em pontos importantíssimos....
    Acredito que o amor á escrita torna as coisas maravilhosas, mesmo que tenho pouquíssimos seguidores...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Você falou tudo agora Camila! eu blogo fazem 4 anos e recomeçei,porque antigamente eu pensava no blog como um negocio e não num canto pra mim e pra me expressar,sua iniciativa foi otima,ajuda bastante gente!
    beijão,

    http://opslia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que ajude Nat, e que bom que vc entendeu o sentido da coisa toda <3
      Bjão

      Excluir
  3. Realmente começar um blog não é nada fácil.
    As pessoas pensam que é fácil, que é vida mole. Mas etão completamente enganadas. É trabalho duro e pesado.
    Postar assuntos legais, atualizar sempre, responder emails, atender aos leitores...
    Fora que fazer o blog entrar na blogosfera é bem complicado. A blogueira tem que ter talento e perseverança.
    Mas é um trabalho incrível!
    Suas dicas são muito boas!
    Parabéns!
    beijos *-*

    http://factsinasuburb.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E bota trabalho nisso meninas, mas realmente é maravilhoso <3
      Fico feliz que goste Nany! Super beijo <3

      Excluir
  4. Valeu pelas dicas, estou começando um blog e quero muito que dê certo, você me ajudou bastante. Brigadinha ^^
    Beijonhos e você podia dar uma olhadinha lá né?
    http://meninaforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa! Fico MUITO feliz que tenha ajudado um pouquinho, boa sorte Iza. Beijão

      Excluir
  5. Oi Camila,
    "Isso é um blog, não uma negócio", concordo absolutamente. O povo esqueceu qual o real intuito de blogar, tudo é um motivo para ganhar dinheiro ou presentes, isso é tão chato.
    Amei seu post, ótimas dicas para quem está começando.

    Beijocas e parabéns pelo seu blog, é lindo.
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuito chato mesmo, né?
      Que bom que gostou Barbara, espero ajudar um pouquinho hehe.
      Beijoooos, obrigada por passar por aqui, amo seu blog <3

      Excluir
  6. Gostei das suas dicas, acho que vc destacou o principal!!!! :D

    Um beijão
    Sherry
    www.misslittlepanda.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu achei essas dicas super legal camila, eu comecei faz pouco tempo com o meu novo blog. Mais antes desse eu tinha outro e eu ficava perdido e tal, decidi parar porque não era oque eu estava querendo mais. Pois quando aconteceram algumas coisas na minha vida, eu vi que estava precisando escrever para me ''libertar'' de alguns sentimentos, e tal. Dai eu fiz o Ficando Sozinho, que hoje é um blog ainda pequeno, mais com contéudo unico, eu sempre quero tirar a inspiração de dentro de mim, e não ficar divulgando, ''Oi seguindo, segue de volta'', ou postando algo que fulano ou ciclano posta, acho que cada blog tem que ser único, muita gente me pergunta. '' Como tanto seguidores em poucos dias de blog, a resposta é que eu quero que meu blog seja único e não igual a os outros'', eu procuro sempre ser diferente haha! Desculpa o texto,haha!
    http://ficandosozinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, falou muito bem <3 Passei no seu blog, muito fofo. Sucesso com ele, viu? Beijão <3

      Excluir
  8. Adorei as dicas! É sempre bom saber mais um pouquinho sobre as suas dicas haha disse coisas super importantes como: "Isso é um Blog e não um negócio" tem pessoas que confundem as coisas, mas a gente sempre sabe quando alguém tá no mundo do Blog porque gosta e por "fama" ou por ser um simples "negócio" não é? Haha Um super beijo!!!!

    http://quebrarosilencio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Amanda, é perceptível esse tipo de coisa, né? hehe beijoooos

      Excluir
  9. Gostei muito da postagem e também das dicas que você deu, infelizmente nem todas as pessoas pensam assim.
    Amei o seu blog Camila.
    Bjs *-*

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas! Concordo bastante contigo, principalmente com a parte de divulgação, as vezes é desanimador quando alguém vem comentar só pra divulgar o próprio blog, ou retribuir comentários. É chato também quem cria blog só pra ganhar dinheiro. Poxa, essas coisas vêm com o tempo, e é um mérito/consequência de um trabalho bem feito.

    Beijo
    joicecarolineblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Joice, e só tem gente inteligente nesses comentários, que amor <33 hehe
      Bjsss

      Excluir
  11. Se dedicar é a alma do negocio! Meu blog tá meio paradinho esses dias por causa da faculdade e tals, mas quando eu me dedicava ao máximo recebia muuuitas visitas e comentários, época de ouro *--*

    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudos sempre acabam implicando um pouco, mas é por boa causa! hehe. Bjs Mari

      Excluir
  12. Ótimas dicas, realmente importantes para quem quer começar um blog ^^
    Eu teria começado bem melhor se procurasse algumas dicas na internet há uns 2 anos atrás, haha :P

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ehehehhe espero que ajude um pouquinho que está começando e quem ainda não entende muito rs. Beijos Be <3

      Excluir
  13. Gostei muito das dicas. É muito legal você compartilhar esse tipo de experiência para ajudar blogueiras novas como eu, que comecei há dois dias. Valeu mesmo! :*

    COAD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. awwwn, espero que ajude Tainara. Boa sorte <33 Bjs

      Excluir
  14. Amei, Camila. Muito obrigada. Tô emprestada no blog da minha amiga porque tive diversos problemas com o meu e decidi resetar essa história. Estou me planejando antes de voltar pra blogosfera. Suas dicas foram muito úteis. <3

    Sonhos de Paris

    ResponderExcluir
  15. Exatamente! Já comecei vários blogs com o intuito de postar o que tava ''na moda''.
    Mas não me sentia nada legal e sempre abandonava. De vez em quando crio algum (geralmente quanto to nervosa ou num momento awnt '-' sim, isso mesmo) mas acabo abandonando.
    Esses tempos estava num desses momentos e criei esse : www.discretitude.blogspot.com.br '-' desabafei, disse o que eu queria sem me importar se alguém ia ver e foi ótimo. Se eu vou continuar atualizando-o : quem sabe?

    Amo seu blog e suas dicas de livros ♥ Bjos

    ResponderExcluir
  16. Parabéns e obrigado pelas dicas Camila,são muito uteis pra quem ta começando.abraço.

    ResponderExcluir
  17. Realmente, você fala do assunto de uma maneira diferente das outras, rs...
    Conheci hoje e adorei o blog. Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Mas, como conseguir lucro pra investir no blog?? Mas valeu ta?? foi por causa das suas dicas que eu comecei um blog, obrigada!! :*

    ResponderExcluir
  19. Meu blog foi feito no site da webnode, e tenho uma pergunta como conseguir lucro pra investir no blog?

    ResponderExcluir
  20. Estou começando com o meu, obrigada pelas dicas!

    http://indico-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017