Dica de leitura: Fale!


Autora: Laurie Halse Anderson
Editora: Valentina
ISBN:  9788565859073
Ano: 2013
Páginas: 248
Classificação:  (Excelente) - Favoritado -
Onde Comprar: Livraria Cultura | Saraiva | Fnac
Quando me perguntam sobre meus gostos literários, gêneros, e afins, sempre tenho uma dificuldade enorme de responder. Não curto muito nada, gosto de uma ou outra distopia, um romance ali, um policial lá, mas nunca tinha realmente achado meu gosto. O livro Fale! fez com que eu me conhecesse na literatura. Entre os meus livros favoritos (Extraordinário, A lista negra, Passarinha...) todos abordam um tema polêmico, dramático e de problema social. E esse é mais um livro do tipo, que me conquistou profundamente.

Fale! da autora Laurie Halse conta a história de Melinda, uma garota que está no ensino médio e passando por uma grande dificuldade. (Sobre)viver. Todos os seus amigos, ou ex-amigos, não falam mais com ela, as pessoas da escola ignoram sua existência, tirar notas boas não tem sido nada fácil e convivência com a família, também não. Tudo isso é resultado de sofrimentos psicológicos, de depressão, e superação. Tudo começou, ou melhor acabou com sua vida, em uma festa com a galera da escola. Festa de jovens: bebidas, drogas, som alto... o problema é que, Melinda chamou a policia. Mas o motivo que fez Melinda tomar essa atitude, ninguém quis saber. Ela vive cada dia tentando encontrar um meio de superar o que aconteceu e tudo o que vem acontecendo. Nas aulas de arte encontrou um conforto, não ainda o suficiente, mas aos poucos tenta voltar a ser a antiga Melinda, ou melhor, uma nova Melinda. Que Fala e sem medo. Cada página é uma aflição, uma angústia, uma emoção diferente. Cada linha vale a pena. 
O pronome possessivo plural expressa o que sentem no fundo do coração? Se não aprenderem artes agora, nunca aprenderão a respirar!!!
O tema principal do livro não é SÓ bullying, tem um pouco disso, mas vai muito além. Para não estragar o clima e secar antes da hora suas lágrimas, não quero falar mais do que isso. E recomendo que não leia muito mais sobre o livro, ele pode acabar se revelando demais. O livro "Fale!" foi cortesia da editora valentina, mas eu meio que solicitei no escuro, sem saber muito dele. Já tinha visto a Pam do Garota It comentando sobre a capa ou algo assim e resolvi arriscar. Um livro pela capa - e que capa linda! - que conquistou cada parte do meu coração. 

É para chorar. Sentir. Emocionar. Vibrar. Torcer. Aprender.

Na minha lista de livros que recomendo pra qualquer pessoa, independente da idade, classe social, sexo, etc. esse livro com certeza está na lista. Fale! ensina, emociona e principalmente conscientiza. Fiquei muito emocionada com a leitura e torço para conseguir passar todo meu sentimento com o livro através dessa resenha pra você. E espero que anotem essa super dica de leitura, leiam e gostem tanto quanto eu. 

Ah. O livro já virou filme - O Silêncio de Melinda -, mas sinceramente, a obra cinematográfica não chega aos pés do livro, por isso eu recomendo que só vejam depois de ler. Não é tão emocionante, mas pelo menos faz concretizar nossa imaginação.

Alguém aí já leu? Quem ficou interessado e já colocou na lista de desejos? ;)

Supeeeer beijo,

Comentários

  1. Olá
    Poxa, que bela dica, quero mt ler esse livro, escuto mt galar e espero gostar bastante, afinal, adoro livros que abordam esse tema.
    E nossa, muito legal saber que virou filme, quero com certeza assistir haha
    Amei a resenha e que bom que curtiu o livro.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/10/resenha-se-eu-ficar-gayle-forman.html

    ResponderExcluir
  2. O jeito que falou do livro me deixou mais que interessada! Preciso ler! Ótima resenha, agora terá que me enviar dinheiro para comprar, porque eu quero agoooooora.
    www.dai-sies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O livro deve ser ótimo mesmo! Resenha muito boa, Camila ^^
    Também adoro livros com esse tipo de tema, parece que eles conseguem prender mais e dar mais angústia ahaha
    Beijão <33

    http://listadasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10/24/2014

    Interessante, já vou colocar na minha lista de livros que vou ler aushauh >.<
    Believe In You

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017