5 vídeos para entender o que é feminismo


Uma das coisas que mais me deixam triste na vida, é ver as pessoas falando sobre algo que não conhecem muito bem. É tão decepcionante ver pessoas e principalmente, mulheres, falando que não são a favor do feminismo porque ele é tão ruim quanto o machismo. Sério, pra quem já leu uma frase pelo menos sobre o assunto, isso é um absurdo. Me dói muito!

Esses dias em uma conversa em família, eu chorei ao falar sobre o tema. É triste demais saber que os homens da minha família ~nem todos~ acham que é obrigação da mulher abaixar a cabeça pra eles, é nossa obrigação limpar a casa mesmo quando se trabalha fora a mesma carga horária que eles, que nós mulheres devemos ganhar menos porque somos o sexo frágil. Que a divisão de tarefas entre os irmãos deve ser diferente para os meninos porque isso é coisa de mulher fazer. É muito doloroso crescer ouvindo esse tipo de coisa. E desde que eu me conheço por gente, eu luto contra isso. 

Lutei para meninos e meninas terem as mesmas tarefas domesticas. Chorei e quis mudar o mundo a cada vez que vi uma mulher apanhando. Me formei em um curso supostamente "de meninos" com um grupo de TCC formado só por mulheres. E coisas assim faz de mim feminista e com muito orgulho. Não tenho vergonha de dizer. 

Pra quem ainda não sabe, o feminismo é algo muito simples, é a luta pela igualdade social, política e econômica entre os sexos. Isso não quer dizer de jeito nenhum que você quer se tornar o homem da história a luta não é pela igualdade biológica, nada disso, nós queremos apenas ser mulheres que tomam nossas próprias decisões e que temos igualdade perante a sociedade. Isso também não significa que você precisa parar de se depilar, pelo contrário, você pode fazer o que você quiser do seu corpo. Depilar ou não é uma escolha sua. 

Eu não sou uma feminista perfeita, vivo em constante aprendizado e me encorajando para a luta. E uma coisa importante para se dizer, é que você pode ser representada pelo movimento, mas nem sempre por todos os membros. Eu sou Católica, mas nem todos os Padres me representam e nem todas as ideias da religião me representa. A mesma coisa com o feminismo, não são todas as feministas que me representam, mas eu respeito todas elas e isso é o importante. Somos todas lutando por algo em comum. 

Pra ajudar a esclarecer as ideias, eu trouxe 5 vídeos pra quem ainda não entendeu o que é o movimento. Antes de deixar seu comentário dizendo "nem feminismo, nem machismo", presta atenção nos próximos vídeos. É muito importante a gente entender o assunto antes de falar. 

Discurso Emma Watson - HeForShe

O DISCURSO MAIS LACRADOR EVEEER!


5 Indícios de que você é feminista por Lully de Verdade

Esse vídeo me ajudou muito a entender melhor o movimento, recomendo demais!


Você é Feminista? por Gabbie Fadel

Mais um vídeo mega simples pra você compreender o assunto!


The Unfair Menu

"O que você faria se saísse para jantar e, ao pedir o menu, visse que todos os pratos e bebidas são 30% mais caros para os homens? Foi exatamente isso que fez o restaurante Ramona, localizado no centro de São Paulo, em uma campanha chamada "The Unfair Menu" (Menu Injusto, em tradução livre) sobre a desigualdade salarial entre homens e mulheres." (Fonte: Catraca Livre). 


#TIPODEMENINA

Mais uma propaganda que entrou para os meus vídeos favoritos sobre o assunto! A marca Always fez esse vídeo com meninas, e gente, apenas assistam!



Falar do assunto é muuuuito importante. Não usem caso isolados para igualar um movimento tão sério e que pode nos ajudar a ser mais respeitadas, a um movimento como o machismo que só apoia a humilhação contra nós mesmas! Sejamos todos feministas!


Acompanhe nas redes sociais

Comentários

  1. Já ouvi meu pai falar que mulheres no transito são muito medrosas e que se forçarem demais ela já querem fugir. Senti um pouco de machismo nisso. Não sinto muito bem quando escuto isso e logo quero expressar minha opnião. Sou feminista mesmo, direitos iguais pra todos sem descriminar ninguém. www.andreinasouza.com

    ResponderExcluir
  2. muito legal os videos
    também luto por direitos iguais de nos mulheres todos os dias pois acho um absurdo nao sermos tratar com igualdade
    bjos
    http://tpmamoretc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quase morri de tanto concordar! Adorei o post. <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei post,adorei os videos e concordo contigo,devemos lutar pela igualdade,pelos nossos direitos porque não valemos menos ou mais por sermos mulheres.
    Beijos <3
    https://deborasant0s.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017