Dica de Leitura: Três Semanas com Meu Irmão

Resenhado por: Tico Menezes


Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414219
Ano: 2015 
Páginas: 320
Classificação: /3,5 (Muito bom)   
Onde Comprar: Saraiva | Submarino | Livraria Cultura 


Livro do Nicholas Sparks? Ah, é mais um romance cheio de açúcar, lágrimas e que não demorará a ser adaptado para as telonas. Só que não!

Três Semanas com Meu Irmão” não é um romance, não tem personagens que carregam em si todas as inseguranças e aspirações de gerações, muito menos tem uma capa igual aos outros livros do autor. Pois é, vem ler a resenha para saber do que se trata.

Três Semanas com Meu Irmão” é quase que um diário de bordo de Nicholas e seu irmão mais velho, Micah Sparks. Não há nada fictício no livro, em vez disso, lemos uma bela história real de um dos autores mais bem-sucedidos da atualidade.

O livro é narrado por Nicholas, que conta sobre uma viagem de três semanas que fez com seu irmão mais velho. Os irmãos, que moram distante um do outro e cansados do stress da vida, do trabalho e até mesmo das responsabilidades de suas famílias, recebem um convite para visitar diversos países em três semanas e aceitam ir juntos.

Conforme Nicholas – que escreve o livro inteiro por motivos óbvios – descreve os lugares que visita, as curiosidades e excentricidades de cada país e as conversas que teve com Micah na viagem, aprofunda o leitor na história da vida de sua família. Em forma de flashbacks que se intercalam naturalmente com a narrativa, Nicholas explora seu passado humilde e repleto de dificuldades – financeiras e emocionais – e conta como Micah se tornou seu melhor amigo e quais os acontecimentos que inspiraram seus conhecidos romances.

As passagens biográficas são intensas, dramáticas, quase palpáveis visto que Sparks detalha com precisão os locais em que viveu, seus pensamentos sobre pessoas que conheceu e tudo que o motivou a fazer as escolhas que fez na vida. Sua criação com um irmão atlético e querido por todos, uma irmã sensível e dedicada  à família, um pai rígido e fã de filmes de terror, uma mãe carinhosa e cheia de frases motivacionais e, eventualmente, os momentos em que teve que se despedir de cada um deles, por causa do destino ou das responsabilidades de ser um pai e começar uma família. É uma bela história de união, amor e perseverança em meio às adversidades da vida.

Em contrapartida, as passagens da viagem dos irmãos são cansativas, com parágrafos e mais parágrafos detalhando as impressões do autor sobre um monumento no Peru ou no Camboja quando apenas uma breve introdução ao que aquilo representa bastaria para instigar o leitor a pesquisar mais sobre. Há diálogos desnecessários e uma clara romantização de momentos simples, o que torna a leitura menos crível, mesmo se tratando de uma história real.

Prato cheio para os fãs do autor que, aqui, podem conhecer a origem de seus personagens, sua opinião sobre eles, o processo de edição, venda e divulgação dos livros e, posteriormente, as turnês que antecedem as estreias dos filmes, mas principalmente, a história de sua vida. Afinal, “Três Semanas com Meu Irmão” é uma autobiografia e cumpre seu papel de contar uma história que vale a pena ser ouvida sobre uma figura popular.

Tem seus problemas de ritmo e é, por vezes, inverossímil, mas qual romance de Nicholas Sparks não é assim?

Abraços, Tico Menezes.

Comentários

  1. Oi Tico!!
    Vc tem razão, prato cheio para os fãs!
    Eu não acho que ia curtir este livro não apesar de que fiquei na curiosidade por se tratar de algo talmente real, muito diferente do que o autor está acostumado a escrever.
    Enfim, quem sabe um dia eu leia rsrsr
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline!

      A sinopse do livro deixa a gente bem curioso mesmo, hahaha. Ele tem um ritmo diferente dos romances, mas uma que a gente começa, não dá mais pra parar, a história é real e bem bonita mesmo.

      Fico no aguardo da sua resenha, então, hein?
      Continue sorrindo sempre!

      Excluir
  2. @Fernandinholy la historia é real e mucho boita adoroooooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  3. Achei a resenha um máximo, deu vontade de ler.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um ótimo livro, mas peguei um ódio do Nicholas pelo clichê dele que não sei se vou querer ler. Quem sabe no futuro não é? haha
    Bela resenha!
    Beeeijinhos <3
    http://livrosamoremais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá .. sei que seu blog é maravilhoso e o meu não chega nem aos pés do seu .. mais eu iria ficar muito feliz , se vocês visitassem o meu Blog .. eu iria amar <3
    http://diariopublico0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é muito bom Nichola e um grande escritor seu blog e muito bom vou divulga entre meus amigos

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9/21/2015

    Seu blog e muito bom eu vou divulga entre meus amigos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/21/2015

    Esse livro e muito bom . Quero divulga entre meus amigos ,o meu blog não chega nem no pe do seu , deixe seu Facebook que vou te adiciona

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Aaaah este livro do Nicholas é diferente, agora sim uma história sem cliches hahaha a capa deste livro é muito linda, quando olhei pra ela nem imaginava que se tratava de um livro do autor. Enfim, vale a leitura.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017