Como Dividir as Tarefas de Casa


Olá pessoal, tudo bem? Hoje vim comentar com vocês sobre como está sendo a organização das tarefas da minha casa. Pra vocês entenderem vou contar um pouco de como são as coisas. Até ano passado, a gente tinha uma empregada por conta da escolinha que minha mãe tinha aqui em cima da casa, dai a escola infantil terminou e a emprega infelizmente foi junto.

Dai como eu entrei na onda da vida planejada e bem organizada, sugeri dividir corretamente as tarefas, pra não sobrecarregar ninguém, e não mudar todo os dias as coisas. Pode parecer estranho pra maioria de vocês, mas se tem uma coisa que eu me dou bem é rotina, é muito mais fácil de lidar. Então, aqui em casa somos em seis pessoas, porém um de apenas 2 aninhos, então tarefas dividas em 5.

Nós ainda estamos em fase de teste, pretendemos acrescentar as tarefas que serão feitas apenas mensalmente, por enquanto na planilha são só as tarefas diárias de todas as semanas. Mas por enquanto está fluindo bem, já colocamos tudo nos horários apropriados de cada um ou seja, adaptado aos horários escolares, trabalhos e etc.


Eu acho muito importante, se você tem mais de um irmão, tem que dividir pra não sobrar tudinho pro mais velho ou mais novo. Aqui em casa, nós imprimimos a tabela no Excel, e colocamos ao lado do computador, mas dá pra fazer de várias formas, como um mural bem grande em uma parede vazia ai da sala, dai é só usar a criatividade.

Uma coisa que vocês podem estranhar, é sobre as cartinhas que nós vamos trocar aos sábados. Vou explicar como funciona: se ai na sua casa não dá pra ter uma reunião que já sai gente chorando, briga pra todo lado, ou simplesmente ninguém fala nada, essa é a solução para um relacionamento melhor.
Durante o convívio na semana, se algo te chateou você anota pra incluir nessa carta do sábado, dai você pode explicar o que houve, mas não precisa dizer que foi sua e nem pra quem é, só cita o nome da pessoa se achar necessário durante o texto, mas não no envelope uma carta direta. Todos fazem as cartas e colocam em algum lugar, e dai todos vão lendo e conferindo se tem algo pra si, e tenta melhorar aquilo. Desse modo ninguém fala, chora ou briga e a gente tenta melhorar o relacionamento da família.



Esse método é bem pessoal, você precisa adaptar as tarefas da sua casa, com os membros da família, os horários e sem sobrecarregar quem não pode ficar com tanta coisa. As vezes vai continuar sobrando mais pra um do que para o outro, mas pelo menos ele também vai fazer algo, né? Eu vou disponibilizar o arquivo aqui pra vocês terem uma ideia de como ficou também no fim do post, e se tiverem alguma dúvida ou sugestão é só comentar. Ah, e sem esquecer de agradecer a Fran do blog Morando Sozinha que tanto me inspira pra melhorar a minha vida na organização e também  a Thais do blog Vida Organizada




Gostaram? Quem ai vai fazer?
Beijos, Camila Mabeloop

Comentários

  1. SUUUPER ORGANIZAÇÃO! haha, eu moro sozinha eu e meu marido, então TUDO em casa sou eu quem faço ):
    haha
    http://fashionscream.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, talvez seja até mais fácil, sem criança é uma beleza, hehe

      Excluir
  2. amei.. vou fazer uma pra mim, tô precisando me organizar
    bjus

    ResponderExcluir
  3. amei.. preciso de uma dessas precisando me organizar esse ano

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas! Estou precisando me organizar mais, se possível, posta mais sobre organização! Beijos.

    http://umaperceptivelbagunca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog! Parabéns!
    Estou te seguindo...
    Beijinhos,
    http://asmulheresdehoje.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017