Como Fazer Parcerias com Editoras

Depois da grande onda de tentar fazer parcerias com lojas de maquiagens, agora os blogs estão investindo em busca de parcerias com editoras. E como conseguir? Vale a pena qualquer tipo de parceria? Hoje quero compartilhar um pouquinho de experiencia e pesquisa sobre esse assunto e deixar algumas dicas legais tanto pra blogueiros como para as próprias editoras, bora lá.

Encontrando a Editora
Várias editoras atualmente abrem as portas para fazer parcerias com blogs. Algumas ~felizmente~já deixam um chamado no site para avisar os blogueiros para participarem do programa. A forma de se tornar parceiro é bastante variável. A maioria tem um tempo determinado onde os blogs se inscrevem e aguardam ser aprovados como parceiros, outras deixam sempre aberto para inscrições de blogueiros é só solicitar via e-mail.

Por isso é bom acompanhar várias editoras nas redes sociais, assim se elas tiverem tempo determinado de inscrição tipo, a cada seis meses, dai você não perde a data de se inscrever. Vou indicar algumas que vocês podem se tornar parceiros: Grupo Autêntica, Globo Livros, Novo Conceito, Intrínseca, Callis, iD, Galera Record, etc.

O que garante a parceria?
Uma coisa meio chata é que algumas editoras se fecham apenas para blogs literalmente de livros. Eu não sou blogueira apenas literária e acho que isso é um erro. Quando você quer divulgar um livro, você não vai atrás de quem já gosta de ler e já está por dentro de tudo. Precisamos alcançar as pessoas que não gostam tanto, e que vai ver a novidade, vai se interessar e vai comprar, ler e comentar do seu livro. Eu tenho um público bem diversificado e acho que é muito mais interessante divulgar um livro com temas que trabalho aqui do que ter um blog só de livros e ir colocando só resenhas e resenhas que ninguém lê todas, e sim procuram as especificas.

O certo é pelo menos ter um parceiro que já trabalha com o assunto, se você tem uma categoria de livros é uma ótima coisa. Não adianta ter um blog que não tem nenhum post de livros e querer arrumar parceria, dai é mancada também. Então divulguem resenhas já feitas, organize o blog, assim a editora vai dar mais credibilidade com seu trabalho.

- Recebimento de Exemplares
É claro que nós blogueiros queremos ganhar os exemplares de livros e acho que é a forma mais legal de divulgação que as editoras podem ter, porque a gente consegue passar nossa opinião da obra. Vai muito além de divulgar a sinopse em um post de lançamentos. Um erro grave que as editoras comentem, é querer enviar só lançamentos e pra alguns blogs. O mais legal seria se todo mês um livro pra cada blogueiro fosse enviado, alguns mais populares recebem os lançamentos e outros podem receber títulos antigos. Não importa a data de lançamento, livro é livro e vendas são vendas.

- Novidades das Editoras
Eu sou do tipo que assina o recebimento de novidades no e-mail de um monte de editoras, pra ficar por dentro do que está sendo lançado, MÃAS seria muito melhor se as editoras se preocupassem com isso. Acho que algumas se preocupam sim. Quando iniciei a parceria com a Callis, recebi um kit de apresentação que foi a melhor ideia que já vi. Recebi releases de títulos já publicados, um livro e uma caderneta, com isso pude conhecer melhor o trabalho deles, e não para por ai. Eles não são parceiros fantasmas, sempre recebo sugestões de pautas no e-mail, e eu gosto disso de editora se interagindo e nos ajudando com o conteúdo,

O blogueiro tem que estar ciente de que uma parceria não é troca de mimos, mas sim de auxilio e informações. E as editoras tem que estar atentos a isso, façam um mailing de blogueiros mesmo que não sejam parceiros e enviem novidades até mesmo antes de serem divulgadas, somos imprensa afinal.

O que fazer pela Editora?
E agora, como ajudar as editoras sem ser apenas pelas resenhas? Eu levo a sério essa coisa de parceria, agradeço muito quem confia no que faço então, quando eu divulgo algum livro no blog ou nas redes sociais, sempre menciono a editora, também quando divulgo lançamentos coloco as editoras (as parceiras eu coloco o link do site). No final de uma indicação de livro de editora parceira sempre informo que sou parceira, exemplo "Parceira Grupo Autêntica" no fim da resenha. Assim seus leitores vão saber e você agradece pela confiança e faz seu trabalho de divulgação.

Coisas legais para a Editora fazer
- Enviar livros periodicamente, mesmo que sejam antigos.
- Sortear um blog por mês entre os parceiros pra fazer promoção no blog
- Enviar novidades/lançamentos mensais. 
- Enviar notícias exclusivas (por e-mail ou correio)
- Deixar a lista de links dos blogs parceiros no site
- Ter uma área para blogueiros no site
- Encontro de Blogueiros. Promover encontro entre os parceiros seria uma ótima opção, mesmo que seja grande a variedade de estados e cidades. Também seria divertido a gente conhecer a redação da editora e ver de perto o trabalho sendo realizado.
- Votações (por exemplo, na escolha de capas poderia ocorrer uma votação pra capa mais agradável). Coisas mais sérias deveriam ser envolvidas, até mesmo provas de leituras poderiam ser enviadas pra alguns selecionados.

Basicamente é isso gente. Apesar de ter experiencia com poucas editoras, acho que uma interação maior pode acontecer, mas é um mundo bem legal. Me "candidatei" pra algumas editoras e espero que consiga a parceria pra cada vez mais ter conteúdos diferenciados aqui no blog.

E vocês tem parcerias com editoras? Gostam dos métodos?

Beijoooos, Camila Mabeloop

Comentários

  1. Adorei o post!!! Não tenho parceria com editoras mas gostaria muito. Sou uma completa apaixonada por páginas amareladas e conhecer novos títulos e ainda receber novidades antes de todo mundo deve ser muito bacana.

    www.voamari.com

    ResponderExcluir
  2. @Marielen Romanna, Como nao amar folhas amarelas Mari? hahahha bjs lindona

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que disse. A parceria não é só trocas de mimos, mas também de divulgação, confiança, etc. Mas é bem difícil (não é impossível) conseguir parcerias com editoras (principalmente as grandes). Porém a pessoa tem que ter ciência de que elas quase sempre escolhem os blogs maiores, sempre os mesmos blogs que tem parceria com quase todas editoras. Aqueles que falam só de livros, livros, livros. E, vamos combinar, é tão chatinho sempre o mesmo assunto, né? Enfim, no começo do ano praticamente todas abrem parceria, tem que ficar de olho. Eu já tenho parceira com a Novo Conceito, mas esse ano só me candidatei a uma, da Galera, e não passei. heuehe' Só fiquei meio triste pois eles disseram que iriam dar prioridade a blogs novos, diferentes, sabe? E quando se olha a lista dos aprovados, são sempre os mesmos. Fazer o quê, né :/

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram


    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Quero muito conseguir parceria com editoras mas meu blog é recente então acho um pouco difícil por enquanto!

    Beijoo,
    Coisa da Lud

    ResponderExcluir
  5. ta ai uma boa ideia, não tinha pensado nisso. Porém já tinha pensado em organizar essa categoria de livros kk
    Vou ajeitar siim, e ter mais tempo para eles. :D




    Kisu
    www.eraoutravez.com

    ResponderExcluir
  6. Ahhh Camila, como ficou o seu bolo de chocolate com Coca.??
    Eu amei o sabor *--* Peguei aqui no seu blog, quando eu postar eu te aviso em XD

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post, achei muito válido!

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. @Polly Almeida, Falou tudo Polly, viu que tive a sorte de ser escolhida por uma la no face ne? Mas eu nem esperava, e só tenho com 3 agora.

    ResponderExcluir
  9. @Lud,é bom dar uma amadurecida primeiro, depois vc se preocupa com isso rs <3

    ResponderExcluir
  10. @Pamela Dal Alva,isso msm pam, arruma tudinho e depois procura as editoras legais hehe

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas, principalmente porque me ajudaram a saber o que uma editora procura na parceria.
    Como meu blog é bem recente, preciso ajustar muitas coisas xD

    http://julicronicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. @juli cronicas,eba!!! que bom que gostou e se precisar de alguma coisa, comenta ai que posso fazer um post explicando, Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ah! Eu adorei!!!quero muito fechar parceria com alguma editora. Obrigada pelas dicas.

    byanak.blogspor.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu odeio essa editoras que fazem parceria e nem se dão ao trabalho de colocar uma área no site delas pros blogs parceiros ou seu e-mail em um grupo para receber as novidades! Pior que sempre acontece comigo, aí tenho que cancelar a parceria em pouquissimo tempo, detesto parceria fantasma!

    Meu blog é literário, porém a frequência de resenhas é muito pouca, não gosto de blogs que ficam só nisso. Mês que vem estou pensando em fazer uma mudança muito grande no blog, aí vou começar a procurar parcerias de novo. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post, eu estou querendo fazer parcerias com editoras porque de uns tempos pra cá eu eu tenho começado a ler de verdade, me interessar sobre o assunto, procurar novidades, acompanhar canais que falam sobre isso e quero abordar esse assunto bem mais no meu blog. Só não entrei em contato ainda porque acho que devo esperar um pouco mais, ainda não senti como se fosse a hora certa :)
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  16. Adooorei o post, tenho parceria com autores, mas agora estou atras de parceria com editoras, sou do blog
    http://resenhandoaarte.blogspot.in/ , bjs

    ResponderExcluir
  17. Ameii o post,até porque amo blogs,sempre gostei de lê-los,o seu está de parabéns,continue assim!

    ResponderExcluir
  18. Ameii,está de parabéns,amo demais blogs,e o seu tá demais!

    ResponderExcluir
  19. Oi camila muito bom seu post! eu tenho parceria com o grupo autentica, mas nao sei como funciona isso ainda... :( bjs
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
  20. Post muito bacana, algum dia eu quero ter uma parceria com editoras, acho muito legal. Meu blog é iniciante ainda então acho que não teria chance agora, mais quem sabe mais pra frente! :)
    A Lista Negra na primeira foto AAAAAHH ♥ ♥ ♥

    http://entregarotason.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Acabou de me tirar 300 dúvidas. Post de utilidade pública.
    Obrigada.

    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir
  22. Oi, estou começando meu blog agora queria saber você sabe o minimo de seguidores qur necessário para conseguir parceria...?
    Http://literavibe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Você faz parceria com blogs? http://literavibe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu tentei várias vezes fazer parceria com editoras mas ninguém conta me explicou o processo envolvido nisso. Seu post foi excelente!

    meu blog: (http://anniebitencourt.com.br)

    ResponderExcluir
  25. Ludmilla Volpert6/20/2015

    Eu amei por causa da intrinseca que é a maioria dos autores
    que eu gosto , Seu post é excelente
    meu blog é :https://arcoirisdolivrodalud.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Adorei o post!! *-*
    Ainda não tenho parceria com editoras, mas gostaria muito! Suas dicas foram bem úteis, obrigada!!
    Beijo

    Primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post!
    Não tenho parceria com editoras mas gostaria muito.
    Meu blog está no comecinho então acho que seria muito dificil conseguir uma parceria :/
    Mesmo assim suas dicas vão ser bem úteis!!

    estanteal.wordpress.com

    ResponderExcluir
  28. Olá! Penso exatamente como você e as dicas foram bastante úteis, pois estou em processo de aprendizagem sobre esse universo. Parabéns e obrigada. http://narrandoemprimeirapessoa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado ajudou muito faz tempo que eu procure alguém que explique isso.

    ResponderExcluir
  30. Obrigada, ajudou bastante :D

    ResponderExcluir
  31. Não tenho mas gostaria só completamente apaixonada por livro amo ler de paixão❤

    ResponderExcluir
  32. Que post bacana, concordo com você em vários pontos dos quais foram citados! Beijos

    ResponderExcluir
  33. amei essa postagem, sua experiência e suas sugestões às editoras!! Estou iniciando um blog sobre livros e estou buscando parcerias (complicado no inicio)... Espero conseguir!

    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. ÓTIMO artigo, vou tentar. :)
    http://www.vestigiodelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Anônimo7/16/2016

    Oiin galeraa

    ResponderExcluir
  37. Realmente seu post está bem interessante. Compartilho de muitss das suas ideias. Sou iniciante no mundo blogueiro e suas palavras, apesar de retratar claramente a realidade me encorajaram. Permaneça!

    Se tiver um tempinho, visite-me: thebestplanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo post!! Estava querendo encontrar uma editora para fazer uma parceria para o meu blog, ele ainda é pequeno, mas acho que tem potencial!! Parabéns pelo trabalho, está tudo muito lindo! Se tiver um tempo, passa lá no meu blog: www.mycutebubble.wordpress.com Beijosss

    ResponderExcluir
  39. Anônimo12/21/2017

    Muito interessante o seu post. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017