Dica de Leitura: Trilogia Jogos Vorazes

O Livro: Trilogia Jogos Vorazes| Autor: Suzanne Collins  Editora: Rocco|
 Páginas: 1240| Link para Comprar | Classificação: 

Finalmente consegui ler a trilogia de Jogos Vorazes. Sei que muita gente já leu, já sabem o que acontecem pelo menos nos dois primeiros livros, e algumas não querem receber spoiler. Mas como eu recebi alguns pedidos pra registrar minha opinião da trilogia, vou fazer minha resenha. Posso dispensar introduções? rs

Sinopse geral:  "Em uma nação chamada Panem, jovens de 12 a 18 anos são selecionados para lutar até a morte nos chamados Jogos vorazes. Katniss Everdeen se oferece para lutar no lugar da irmã, escolhida para o programa. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil."

Estética - Queria falar umas coisas sobre a estética do livro, as capas são lindas, a tipografia ótima de ler, o tamanho é perfeito, odeio aqueles livros de altura grande que não cabem nas bolsas e fica pesado sabe? Esse tamanho é o perfeito, mas algo melhor ainda são as divisões dos capítulos, porque eu odeio quando muda o rumo das coisas nas mudanças de capítulos e esses eram bem continuados, nada mudava. Apenas acontecia uma coisa, e ela era desenvolvida e concluída no capítulo posterior. Adorei mesmo, por mais livros divididos assim. 

Então vou falar um pouco de cada livro, E VOU SOLTAR MUITOS SPOILERS. Então se você ainda não leu algum dos livros, não leia os comentários. Eu ia fazer vídeo pra separar "com e sem spoiler", mas vamos encerrar esse assunto logo, acho. Só venho falar depois das adaptações para filmes. O post é voltado pra quem já leu, pra gente compartilhar opiniões.


Jogos Vorazes
O primeiro livro pra mim foi o mais emocionante. Acho que essa coisa do desconhecido é muito legal. No primeiro a Katniss se candidata a voluntária para salvar a vida da sua irmã Prim. Que fique bem claro, ela só entrou nessa pra salvar a vida da irmã. E a história legal é exatamente em torno disso, a Katniss é uma guerreira, uma garota que vive pra sustentar a irmã e cuidar da casa. Ela é foda, pelo menos até aqui. 

O livro se tornou o meu preferido porque simplesmente nada faz com que a Katniss seja comandada, ela comanda tudo. Engana o Peeta, pensa em todos os momentos no Gale e na Prim. Ela não deixa de ser quem ela é, e só faz de tudo para salvar o colega do distrito pela educação que teve, aquela coisa toda de divida que ela precisa se acertar com as pessoas que ajudam ela. 

Nos emocionamos com todo o envolvimento, como a forma como ela sobrevive a tudo e como ela é racional, forte, inteligente e no filme ainda muito gata, interpretada pela queridinha do cinema atual a Jennifer Lawrence. Ela vence os jogos, desafia a capital e volta pra casa. Esse livro é o melhor exatamente por a gente conhecer tanta coisa diferente, e uma imaginação incrível da autora. Por mim, sinceramente dava pra ter acabado nesse livro, e ter feito ela casar com o Gale. Mas ai vem a continuação.

Em Chamas
Ela acaba sendo ameaça pelo presidente Snow e sabe que vai ter que fazer todo mundo acreditar que seu amor era verdadeiro pelo Peeta. Agora me fala, se o amor era verdadeiro (porque sabemos que no final eles ficam juntos) porque essa farsa toda? Pra que ameaçar o Gale e tudo mais? Pra que tanto sofrimento?

O livro é bem legal, eu até gostei bastante dos acontecimentos. Comecei a dividir meu coração entre a Katniss e a Johanna. No começo a gente não sabe quem é quem, e se são confiáveis, porque a gente acompanha tudo pela visão da Katniss. Só que conforme os acontecimentos, os aliados se tornam cada vez mais importantes e interessantes. E a gente começa a torcer por todos eles, não queremos que nenhum morra. No filme, como eu assisti antes de ler, a gente não sabia se a Johanna morria ou não, e o resto do povo, então só foi saber em A Esperança. O que torna esse livro um tanto dispensável. Apesar da leitura ser interessante e incrível, a história faria sentido sem mais um jogo. Era só começar a rebelião que começa no terceiro livro.

A Esperança
Realmente me decepcionei bastante com os acontecimentos e com a forma como foi rápido e sem detalhes. Se era pra ser assim, que tivesse feito um livro enorme de 700 páginas no máximo e sem trilogia. Sei lá, eu fiquei triste com todos os acontecimentos. Vou falar dos piores.

- Morte da Prim. Alguém me explica com uma boa argumentação, porque a irmã dela,  o motivo de tudo isso, precisava realmente ter morrido? A morte foi totalmente sem fundamento, não foi nem ataque planejado ou coisa assim pra afetar a Katniss, e foi muito mal contado. No filme pode ser que isso fique melhor, mas não tenho tantas expectativas.

- Morte do Finnick. Qual é galera, porque ele morreu? Foi outra morte sem fundamento, era simplesmente falar que ele se machucou, perdeu uma perna, mas que tivesse conseguido continuar vivo. Ele deixou o amor da vida dele pra trás, que era mentalmente doente e ainda um filho. No decorrer do livro eles falaram tanto dele,  fizeram de tudo pra ele melhorar e ele morre? Realmente foi um dos acontecimentos que mais me deixou horrorizada e foi totalmente desnecessário.

- Peeta x Gale. Outro ponto. Apesar de eu ver que todo mundo idolatrava o Peeta, eu não achava realmente que a Katniss ficava com ele. Quando comecei a ler e vi que ele foi telesequestrado - acho que é isso, achei que ele poderia morrer, ou sei la nunca mais se apaixonar por ela. Os três livros enfatizou demais o amor do Gale pela Katniss, e no fim eles simplesmente não ficam juntos? Eu não consigo acreditar, sério. Torcia muito muito muito por eles. Acho que até o Finnick era um par melhor do que o Peeta, n]ão é possível que só eu no mundo ache isso, ele é tão fútil.

- Manipulação da Katniss. Na maior parte do livro ela apenas é uma idiota, e sim uma peça dos jogos deles. Eu achei desnecessário toda essa depressão dela. Era pra ela comandar tudo, na melhor maneira possível, mas não, ficou lá recebendo ordens e quando eu achava que não tinha mais jeito, a única coisa legal que ela fez foi matar a presidente do 13, que era uma otária mesmo. Mas depois ficou la na casa dela, sem falar com ninguém, sem tomar banho, péssimo isso. Não tenho nada a declarar.

- Os outros personagens. Isso no filme eu tenho quase certeza que vai ser recompensado e mostrar o que aconteceu com os outros, tipo o Gale, a Johanna que não foi pra guerra, enfim. Algo mais do que a Katniss tendo filhos com o Peeta, desculpa eu sou fãzinha da saga também, mas não acho que a escritora conseguiu continuar bem tudo isso. Eternamente Gale.

Compartilhando Opinião

Na página Opinião de Leitor, abri formulário para receber a opinião dos leitores aqui do blog. Eu tinha falado pra não deixar spoiler, porque era o plano no inicio, mas depois mudei de ideia, mas tudo bem. Obrigada as leitoras que opinaram. Ai vai, ah o primeiro depoimento é de uma das minhas melhores amigas (que fofa vindo aqui deixar sua participação, haha) e ela odiou os mesmos fatos que eu, coisa de amiga será? rs

Beatriz NovaisEu amei a trilogia, embora tenha achado o último livro, Esperança, o mais fraco, achei que a autora correu demais com a história e deixou a desejar em alguns pontos. O meu livro favorito foi o segundo, Em Chamas, gostei que os distritos começaram a se rebelar, que o distrito 13 foi citado e dos jogos em si. E não gostei muito do final.

Carol Minha saga de livros favorita. Eu amo como a Katniss não como as outras mocinhas de livros, ela é chata, erra... E eu amo demais o Peeta s2 Personagem perfeito. Livro favorito: gosto demais dos três, mas Em Chamas consegue ser O MELHOR! Eu gostei sim do final, afinal era uma guerra e não tem finais felizes em guerras. Achei que a autora fez o certo com o rumo dos personagens.
Obs - Não divulguei rede social porque uma não deixou e a outra não especificou qual era, sorry. 


Ufa, acho que terminamos. Agora lembrei porque ia fazer vídeo, haha. Mas quero saber a opinião sincera de vocês. Quais fatos vocês acharam legais, desnecessários, etc. Comentem como críticos acima de tudo. Bora lá galera, e por favor não me xinguem hahaha, apesar de tudo classifiquei com 4 estrelas, que foi a média geral.

Beijos, Camila Mabeloop
Twitter | Ask | Google+ | Instagram  | SKOOB

Comentários

  1. Menina corajosa, kk nem me imagino lendo tudo isso, agora então sem tempo total, mas por todas suas palavras direcionadas ao livro veio a mim parecer muito bom, e com um gostinho de que quero ler também. Convido a você desde já ao meu blog, meu ultimo post tem uma dica de leitura " A culpa é das estrelas" por ser muito conhecido, acho que você também conhece, mas vale da uma conferida no meu resumo e ponto de vista, amei seu blog sério mesmo, e já sigo!

    meu blog: http://ai-que-luxo.blogspot.com.br/
    facebook: https://www.facebook.com/carlinhak12

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017