Descobrindo Bibliotecas: José Andere - Ferraz de Vasconcelos

 
Ae, vamos começar com a série da "turnê" que vou fazer pelas bibliotecas ~inicialmente de São Paulo~. Pra quem não viu a apresentação do projeto é só clicar aqui pra entender qual o fundamento disso tudo, resumidamente queremos apresentar lugares onde você pode encontrar livros legais pra ler e ter acesso a essa cultura que ainda é muito cara e também apresentar as situações das bibliotecas que temos hoje no Brasil. É tanta coisa que falta no país que a gente fica até perdido, e infelizmente o fato de ter uma biblioteca na cidade não é algo grandioso quando não tem o que oferecer. 

Vou começar pela Biblioteca Municipal José Andere da cidade onde moro. Como contei no primeiro post eu passava horas na biblioteca, mas não era essa. Era uma bem maior e relativamente mais equipada, porém ela fechou e não sei bem o paradeiro do patrimônio dela, mas parece que não foi pra essa biblioteca. Vamos conhecer mais sobre ela.
 A biblioteca apesar de bem organizada, limpa e aconchegante não tem muito o que oferecer, reparem até que são poucas prateleiras. Meu proposito principal é encontrar livros para leitores jovens. Os livros que indico no blog, que resenho, que compartilho nas redes sociais e que eu mesma desejo. Fui até com meus documentos pra fazer uma carteirinha e pegar algum livro que eu quisesse e nem precisei fazer o cadastro, infelizmente não encontrei nada legal.
 Os únicos que eu poderia ler e pegar emprestado, seriam esses dois livros, porém são de séries e não tinham os outros por lá. Dai fica complicado não ter a segurança de que você poderá continuar a história ~ou começar como no caso. Isso é uma coisa muito triste, porque se dizem tanto por ai que querem tirar os jovens dos caminhos errados, então porque não conseguem oferecer alternativas de verdade pra isso? Só campanha contra droga não ajuda muito, tem que ter opção. Livros é uma ótima opção, mas não tem acesso. Eu acho legal essas campanhas que fazem de arrecadação de agasalhos, de cobertores e tudo mais, então porque não uma campanha de arrecadação para livros? Fica uma dica pra prefeitura, já que a biblioteca é municipal.
 O espaço é bem pequeno, mas bem aproveitado. Tinham poucas mesas (duas ou três) para acomodar os leitores e estudantes. Claro que seria interessante aumentar o espaço mesmo porque eles tem essas condições no terreno, mas ai a questão é mais complicada do que arrecadar livros. 
 O espaço também foi dividido pra um cantinho especial para as crianças, achei bem aconchegante. Parece até ter bastante coisa porque tem esses livros e do outro lado tinham váriooos gibis, mas como percebe-se as prateleiras estão bem vazias, também precisando de uma turbinada.

É gente, não pude dar uma ótima indicação de biblioteca pra encontrar bons livros, mas a gente pode ajudar, né? Se você é morador de Ferraz de Vasconcelos e tem condições, faça uma doação. Seja de um livro, revista, gibi que você tem em casa sobrando ou até mesmo se você puder comprar um livro, vá na livraria e compre algo diferente, infanto juvenil, best seller, clássicos...O importante é colaborar, mesmo que com pouco.

Se você não é morador e quer ajudar pode enviar suas doações para o endereço ou até mesmo vim fazer uma visita. As editoras e escritores que se interessar em ajudar e quiser que eu acompanhe, faça as entregas e compartilhae com os leitores do blog, basta entrar em contato comigo pelo email contato@desejoadolescente.com.

Endereço da biblioteca: R Sud Menucci, 203, Centro, Ferraz de VasconcelosSP | CEP: 08500-100. Telefone: (11) 4679-5728. E-mail bibliotecaja@gmail.com

É claro que quero ajudar qualquer biblioteca carente, essa é um apelo mais carinhoso pelo fato de ser na minha cidade. Sei que as pessoas daqui não tem muitas condições vejo por mim, pelos meus amigos e ex-colegas de classes, quero muito ajudar um pouco a minha cidade natal, por isso comecei o tour por aqui. É bom a gente entender a realidade e fazer algo pra mudar isso.

Espero que gostem desse projeto, que o blog ajude vocês a encontrar opções e ajude a melhorar as bibliotecas que necessitam. Se você quiser ajudar de alguma forma (doação, conteúdo, dicas...) acesse esse post e entenda como funciona. O que acharam dessa biblioteca?

Bjs, até a próxima!

Comentários

  1. Tem aaaaaaanos a fio que não vou na biblioteca municipal da minha cidade, mas acredito que tenha mais livros didáticos.

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
  2. Puuuts, que legal isso! Adorei seu projeto, e muito boa a iniciativa de pedir pro pessoal colaborar com a biblioteca no final também (: Aliás, tenso ter o livro 3 de GOT haha Game of Thrones é tão legal (to no livro 4) mas começar do meio... no way!!

    Beijos e bom finalzinho de segunda, mabel! <3
    www.vitaminatrendy.com

    ResponderExcluir
  3. Bah guria, que projeto legal, em... Tu está de parabéns, curti muito!
    Beijos!

    http://musicaaolongeliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. @do sofa, ahh faça uma visitinha, tire fotos e mande pra gente ve como esta ;)

    ResponderExcluir
  5. @au, sem condições de começar no meio né Au? Obrigada pelo apoio rs <333 Bjs Boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Que projeto legal! É sempre bom conhecer lugares novos (ainda mais se for uma biblioteca)! Vou ver aqui se eu posso ajudar de alguma forma!
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10/04/2014

    Finalmente, uma gata que mora em Ferraz. Raridade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017