10 coisas que todo blogueiro quer saber

Imagem: We Heart It

Mais um post especial pra vocês blogueiros amigos que vivem cheio de dúvidas tanto quanto eu. Todo mundo pensa que é uma vida fácil, que não tem que lidar com nenhuma dificuldade e que a base do sucesso é a "segue que sigo de volta", mas não tem nada disso. Ultimamente com o crescimento do blog vejo que cada dia fica mais complicado saber sobre tantas coisas que aparecem pra gente. Algumas eu ainda não aprendi muito bem, mas o que já aprendi hoje vou passar algumas pra vocês e que acho que pode ajudar bastante. Espero que funcione e que ajude vocês a entender mais desse mundinho.

1. Como cobrar por um publieditorial?
Essa dúvida é cruel gente, e olha tô longe de saber como realmente cobrar. Fiz umas pesquisas e cheguei a um valor que não tenho certeza se é justo, mas resolvi aceitar a indicação da blogueira que montou uma matemática interessante. A Jéssica do KeepCalmDIY falou o seguinte:

"Pegue seu número de pageviews, no exemplo, 100.000 e divida por 1.000.
Nesse caso será 100. Agora pegue isso e multiplique por R$ 1,44.
O valor final será de R$ 144,00 por um publi".

Mas isso não é bem uma regra, e no blog dela tem uma explicação ampla de como chegar nesse resultado e foi lá que me inspirei para chegar ao meu valor atual. Confira a matéria no blog dela. Acho que pode te ajudar pelo menos a criar uma tabela simples de preços se seu blog já tiver em condições de cobrar por matérias, divulgação em redes sociais e etc. Outros links que podem te ajudar com essa dúvida:

- O que é publieditorial - Ganhar Dinheiro Mulher
- Quanto cobrar - Kah que vos fala

Galera, como são muitas dicas vou deixar o post "encurtado", se quiser conferir todas é só continuar lendo! Espero que gostem.


2. Crio redes sociais só para o blog ou uso como pessoais?
Uma dúvida que todo mundo que tá começando se pergunta, criar redes sociais separadas ou não. A resposta depende da rede social e da sua influência. Eu separo as mais importantes como Facebook, tenho meu perfil e a página, assim como o Google Plus e Instagram que também são separados. Isso depende do que você vai postar. Por exemplo no Instagram, meus leitores querem ficar vendo minhas fotos com amigos e família? Talvez não, então criei um só para postar coisas relacionadas ao blog, os livros que recebo, o que estou lendo, itens do meu quarto etc, no meu pessoal posto as selfies bobas, momentos íntimos então cada um segue o conteúdo que quiser receber. É importante pensar assim e não misturar tanto as coisas.

Eu indico separar o que você achar necessário. O Twitter por exemplo eu não separo, pois quem me segue vai ver minha opinião sobre tudo e também meus momentos de blogueira então é legal estar em um só e mostrar que você pessoa também tem influência na internet.

3. Onde criar o blog? No Blogger ou Wordpress?
Dúvida cruel. Eu confesso que estou pensando em migrar para o Wordpress, por isso comecei a estudar as ferramentas disponíveis, pelo que dizem lá é pra quem realmente quer investir no site/blog e tornar mais profissional. O Blogger é bem simples, mas isso de certa forma é bom porque você consegue manipular bem as coisas, é fácil de usar e não queima muito a cabeça. Dai depende do que você quer, se você ainda não criou o seu blog mesmo, teste por uma semana as duas plataformas e veja o que é melhor pra você. Eu queria ter feito esse teste, mas não fiz e fiquei pelo blogger mesmo. Não vejo problemas, consigo fazer tudo o que quero, por enquanto. 

Saiba tudo sobre como escolher a plataforma certa no Ferramentas Blog.

4. Fazer ou não vídeos para o blog?
Muita gente só começa a fazer vídeos para ganhar mais leitores ou tentar ganhar dinheiro. Eu acho isso péssimo, porque a gente enxerga o interesse e obrigação no vídeo. Eu por exemplo só faço vídeos que acho que são importantes, que vai pode ser divertido ou que não da pra ser escrito. Por exemplo o vídeo de Book Haul do mês eu fazia escrito, mas vi que não dava mais e é algo que os leitores gostam de saber então passei a gravar vídeos para mostrar os livros.

Nunca faça nada por obrigação, tem que ser de coração. Se você fizer um vídeo que nem tem relação com seu blog, que os leitores não vão se interessar em saber e etc seu trabalho não vai chegar nos leitores de forma positiva, muito menos te ajudar a melhorar o blog. Os vídeos ajudam a interagir com os leitores, mas desde que seja de forma natural e com amor, sempre.

5. Como divulgar o blog?
Outra pergunta que recebo sempre, como eu divulgo meu blog. Quando o seu blog for mega grande você só precisa fazer uma chamada no Facebook e Twitter e pronto, seus leitores fiéis já vão saber que tem coisa nova no blog. Mas até lá nós meros mortais temos que dedicar boa parte do tempo divulgando o blog. Eu divulgo nas redes sociais do blog (facebook, twitter, comunidade no google plus e página do google plus), em grupos de divulgação do Facebook (exemplo 1234 e 5), comunidade de divulgação no Google Plus (exemplo 12 e 3).

6. Com que frequência postar no blog e de onde tirar inspiração?
Isso vai de cada um. Eu amo demais esse blog pra ficar uma semana sem atualizar, então eu gosto de me dedicar diariamente aqui. Tento publicar no minimo uma vez por dia, se eu não postar é porque estou me dedicando em outras coisas como, responder comentários, emails, gravar vídeos, organizar as páginas do blog etc etc etc. É muita coisa e tudo precisa estar organizado e atualizado para os leitores. Tem gente que não sente essa necessidade e atualiza quando der e isso não é um problema, mas se sua vontade é crescer precisa ter conteúdo atualizado o máximo possível. 

E minha inspiração vem da vida, são as coisas que faço, os filmes que vejo, os livros que leio e etc. Quando em um dia não tenho nada de novidade pra contar, ai eu me dedico em ler alguma coisa nova pra no outro ter o que falar. Simples assim, não tem segredo nem invenção :D

7. Sobre o que falar?
Outra coisa que pega muita gente é o assunto do blog. Eu não tenho problema com isso, falo do que eu quiser quando quiser, o blog é meu afinal. Mas tem gente que gosta de blog focado em apenas um assunto, o que pode ser um problema ou não. Se você vai falar só de fotografia, tem que ter conhecimento pra passar dicas, sempre tirar fotos novas e etc, a mesma coisa para um blog literário você precisa ler muito e estar por dentro das novidades. Eu misturo de tudo um pouco, não vivo só de uma coisa e sei que vocês leitores também não. Mas é importante estar informada do assunto que você vai falar, pesquisar e passar o melhor para seu público, nada de resenhar um livro para ganhar visitas, só faça a resenha se você leu o tal livro e assim por diante. Eu por exemplo não falo mais de moda por não entender do assunto deixo para as outras blogueiras nos ensinar rs e deve ser assim, falar do que você gosta, do que você sabe pra criar o melhor conteúdo possível.

8. Como fazer parcerias?
Essa é uma pergunta frequente. Todos os blogueiros querem saber, como fazer parcerias, como essas parcerias funcionam e etc. É importante saber que, geralmente a empresa que é parceira não é algo remunerado. É uma relação saudável de trocas, seja de informação, de produtos por divulgação, depende de cada tipo. Eu tenho algumas parcerias e uma que vocês sempre me perguntam é sobre a Coca-Cola. É uma relação quase que de amigos, tenho o contato com a representante da empresa responsável pelo marketing da Coca e a gente troca informações, agora na copa do mundo os blogueiros recebem tudo o que esta acontecendo em torno do evento, recebemos brindes, convites para eventos e etc. Isso gera conteúdo pro blog, informações para os leitores e uma reforçada na divulgação do ótimo trabalho da empresa. Então basicamente é isso, você vai ter realmente uma parceria de trocas com uma empresa sem compromisso financeiro de uma forma divertida. É importante criar esse relacionamento com empresas confiáveis pra você divulgar algo que vale a pena e que seu público vai gostar de receber notícias e até sorteios. Já fiz uma matéria sobre como conseguir parcerias em geral para sorteios e parcerias com Editoras de Livros.

9. Como ter um layout legal?
Gente, ter um layout adequado não é a coisa mais simples do mundo se você quer programar. Precisa ir atrás de vários tutoriais na internet e aprender na raça (alguns blogs que indico aqui). Se você quer comprar precisa saber o seu orçamento, quanto você pode pagar e como você quer, procurar ilustradores e programadores que trabalham com o estilo que você procura ou vai ser dinheiro gasto em vão. Vocês também podem optar pelos gratuitos, eu usei por muito tempo layouts disponibilizados na internet, na época que comecei blogs não estavam tão populares então era raro encontrar outro igual e isso ser percebido, mas hoje em dia já é mais possível então tomem cuidado e escolham bem, dai junte uma graninha e invista no seu blog se é algo que realmente você gosta. O mais importante é ter um blog organizado, com fontes legíveis, perfil organizado, matérias bem escritas, esse é o diferencial.

10. O que colocar no meu blog?

Outra coisa bem importante em um blog organizado é ter as coisas certas, as informações certas nos lugares certos. O leitor precisa entrar no seu blog e encontrar o que ele quiser sem dificuldades de navegação. Tudo funcionando, não deixe páginas “em construção”, links funcionando legal, recursos úteis etc. A navegabilidade do blog vai contar muito para o leitor entrar nele de novo. Já dei várias dicas nessa matéria do que incluir no seublog.

Algumas leitoras queriam saber, é muito caro manter o blog? Depende do que você acha que é manter um blog. Se eu quero fazer resenhas, fotografar, gravar vídeos, comprar um layout no site mais caro e com a melhor ilustradora, você vai gastar bastante. Mas em média EU gasto: R$30,00 com o domínio do blog (que não é obrigatório, mas eu quis ter o .com), e mais ou menos R$150,00 se eu quero investir em outro layout legal. Não passei disso ainda. Mas também tem outros investimentos, como celular legal pra fotografar, kits de sorteios especiais que faço, então depende muito do que você vai investir no blog. Mas isso não é um negócio, não precisa abrir uma conta pra ter um blog gente, relaxa! Escrever bem é o que vale.

Ufa. Será que batemos o recorde de maior post? hahaha eu realmente espero que ajude um pouquinho cada um de vocês que também querem ter um blog legal. Eu sou aprendiz então passei algumas coisas do que sei e que podem fazer a diferença na vida de vocês. Gostaram? Foi útil? Quais são as outras dúvidas para os próximos posts? rs

Bjs, Camila Mabeloop

Comentários

  1. Muito bom o post, ainda eu estou cheia de dúvidas mas com o tempo elas vão sendo respondidas, haha :))
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  2. Oi Mabel, olha eu sempre visitei seu blog e nunca comentei, mas hoje foi realmente uma exceção. Ainda mais agora que eu decidi parar de apenas postar coisas e ir buscar leitores, divulgação e se tornar uma blogueira de verdade. Todas as dicas foram maravilhosas, e irei seguir a cada uma delas. Muito obrigada mesmo, por compartilha-las.

    Beijo!
    xX

    http://senhoritapersonalidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Foi muito útil sim. Tenho o blog a 4 anos já e, mesmo assim, vivo cheia de dúvidas. Acredito que nem as blogueiras mais famosas são livre de questionamentos. Ajudou muito.
    beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, vou visitar alguns dos links que estão aí para ver se ajuda, hehe!

    http://blogmylittlecandy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/21/2014

    Dicas bem legais ! Tem muitas blogueiras iniciantes que tem várias dúvidas sobre esses assuntos. Por enquanto no meu blog só investi em domínio, mas pretendo futuramente investir em mais coisas.

    Adoro seu blog.

    Beijos ;)

    www.about-feelings.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post super util para quem esta começando assim como eu

    bjos

    http://www.cerejacomavelaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bacana suas dias! Eu já tive dois blogs no wordpress e acho a plataforma melhor, o único problema é que é muito raro achar programadores pra layout, e normalmente eles são caros. :/

    http://juliaadnanref.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, gostei demais de suas dicas, elas ajudaram bastante. Sempre quis saber como fazer parcerias legais, mas mais com lojas :B Agora pelo menos tenho uma ideia. Boa sorte com a Capricho! Se quiser conhecer o meu blog, http://infectedbyculture.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas de divulgação, parabéns pela matéria ficou ótima.
    Beijos linda
    http://www.andressalara.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, são realmente importantes, de verdade. Adoro post assim, a gente sempre aprende mais um pouquinho, haha Obrigada! Ah, e to votando em você no Teen Web Awards, é claro, HAHA Beijinhos ♥

    http://quebrarosilencio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelas dicas, adorei.
    Acho bem interessante para quem está começando ver todas essas dicas :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Nossa!Muitas dicas! kk' Gostei bastante,tirou minhas dúvidas!
    Beijos,

    http://milimetrosegundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. @Betânia Duarte, quais duvidas Be? Posso fazer outro post com mais dúvidas também, só comentarem hehe. Beijos Beijos

    ResponderExcluir
  15. @Brenda Nathiele, uau Brenda! Fico muito feliz mesmo que tenha gostado e espero de verdade que te ajude, viu? Obrigada por acompanhar <3 Beijos

    ResponderExcluir
  16. @Lary Zorzenone, Verdade Lary *o* FIco feliz que tenha gostado, bjs <3

    ResponderExcluir
  17. @Jessie Macan, Visita sim, todos são ótimos Jessie <3

    ResponderExcluir
  18. @Luísa Rodrigues, verdade Lu, são dúvidas que sempre nos perseguem hehe. Espero ter ajudado. Beijos Beijos! Obrigada por acompanhar <3

    ResponderExcluir
  19. @Thais Alves, Eba! Que bom que gostou Thais! beijooos!

    ResponderExcluir
  20. @Julia Adnanref,verdade foi até uma coisa que eu ia falar e acabei esquecendo. Sempre que vou buscar programadores só acho pro blogger e geralmente é bem mais barato, isso interfere bastante principalmente pra blogueiras como eu q não tem grana pra investir heheh Bjs

    ResponderExcluir
  21. @Gabi Jardim, que bom q ajudou gabi. Obrigada pela torcida hehe <3 Beijoos

    ResponderExcluir
  22. @Amanda Paz Vieira, é tão bom ver que a gente consegue ajudar um pouquinho com os sonhos de outras pessoas, fico feliz mesmo. E muuuuuuito obrigada pelos votos Amanda, de verdade <3 <3 beijos beijos

    ResponderExcluir
  23. @monique larentis, que bom Monique, espero q ajude mesmo. obrigada! bjs <3

    ResponderExcluir
  24. @Ester Macedo, aeee que bom que ajudou Ester. Beijão <3

    ResponderExcluir
  25. como eu faço pra tirar o ''.blogspot''? já tentei varias vezes.

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito das dicas!
    Estou com o blog tem pouco tempo, então toda boa dica é sempre bem vinda!

    www.boutiquedecliches.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi, Camila!
    Legal as dicas. Eu sempre fico me perguntando quanto tal blogueira deve ganhar pra fazer tal postagem rs
    No começo eu não separava redes sociais pessoais das do blog, mas no mês passado resolvi criar Instagram e Twitter só para o blog, além de começar a investir mais no canal do YOutube.
    A divulgação é super importante! Também divulgo em grupos do Facebook, comunidades do G+, através de comentários em outros blogs etc além de estar usando o bloglovin'

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017