Dica de leitura: A menina que colecionava borboletas

"A verdade é que a vida da gente é curta demais para deixarmos que a transformem em um tribunal e fiquem julgando o que é ou não apropriado." - Bruna Vieira (pág 23)
Autora: Bruna Vieira
Editora: Gutenberg 
ISBN: 9788582351222
Ano: 2014
Páginas: 152
Classificação:  (Excelente) 
Onde Comprar: Submarino | Americanas | Livraria Cultura 
Lembro da primeira vez que entrei no blog Depois dos Quinze da Bruna Vieira, foi há muito tempo. Uns 4 anos atrás, era um layout com fundo jeans de uma garota de 16 anos mais ou menos, do interior de Minas. Eu estava pesquisando crônicas pra publicar no meu antigo blog - nem lembro o nome - que eu só copiava e colava textos de autores legais como Martha Medeiros. Dai encontrei a Bruna, foi amor à primeira frase. E até hoje é assim. É claro que hoje admiro a Bru por uma infinidade de coisas, mas minha maior paixão nessa menina são as palavras. Crônica é um gênero que eu A-M-O. Junta uma das minhas autoras favoritas com meu gênero literário favorito...é 5 estrelas na certa :P
"A menina que colecionava borboletas" é uma reunião de crônicas e contos da Bruna, algumas já publicadas no blog dela, outras não. No livro ela faz relatos de sua vida e divide com os leitores experiências de diversos tipos, desde morar sozinha em uma cidade grande, namoros, autoestima e mais um montão de coisa, afinal é assim a vida de uma adolescente em transição pra vida adulta, não é? Cheia de confusões, sentimentos, sonhos, vontades e a autora consegue passar pra gente uma série de emoções com cada crônica. 

Uma das coisas que eu mais amo na escrita da Bruna é que ela consegue falar com você através do texto como se fosse sua melhor amiga te dando um conselho/aviso/dica e não deixa cair isso no livro de autoajuda (o que eu geralmente não gosto tanto!). E isso é muito bom, já vi muitas meninas falando que parece até um diário próprio e é verdade, praticamente impossível não se identificar com a maioria dos textos. E você aprende com textos que não são manuais, a vida não vem mesmo com um manual, certo?

Vou confessar que eu achei que encontraria bem menos crônicas de amor nesse livro do que como encontramos no livro Depois dos Quinze (que eu tanto adoro!), mas o que somos nós sem esse sentimento? Nadinha, vai. Mas também vou confessar que na maior parte do tempo não sou uma pessoa sentimentalista, então se você se parece comigo eu recomendo que você leia qualquer coisa com romance quando estiver em um climinha de amor, assim você aproveita bem mais a leitura e a profundidade que ela tem pra te oferecer, como os versos desses livros. Eu li sem estar apaixonada, vou ter que reler as crônicas de amor dele qualquer hora hahaha. O bom é que o livro me fez querer perder o medo desse sentimento, é verdade morro de medo de me apaixonar (acho que ele me encorajou um pouco demais também, estou abrindo meu coração kk O.o) E claro, tem os textos que fala de autoestima, de sonhos, amadurecimento, e foi a parte que eu mais curti. A mensagem que ela passa é algo que temos que considerar acima de qualquer coisa,. Você vai se surpreender e aprender muito com a leitura.
A delicadeza da autora nas palavras e a simplicidade é de conquistar qualquer leitor. Como eu disse, você vai se sentir conversando com a melhor amiga. Aquele papo simples, não precisa de muito drama, e as vezes poucas palavras bastam! Além disso, ainda somos presenteados com ilustrações encantadoras da fofa Malena Flores, que está de parabéns por cada detalhe, tudo lindo e apaixonante tanto as coloridas como em preto e branco. Mas o destaque vai mesmo para a capa, né? Essa capa é uma das melhores que já vi desde sempre e uma das minhas favoritas da minha estante. Retrata tudo o que fala no livro, amadurecimento, amor, delicadeza, autoestima. Incrível, parabéns pra toda equipe que trabalhou junto com a Malena.
É isso gente, eu achei que vocês não iam querer uma resenha de um livro já tão popular, aliás a Bruna foi um dos grandes destaques da bienal do livro 2014, mas foi muito pedida nas redes sociais então não poderia deixar de compartilhar minha visão do livro aqui com vocês. Resumindo, eu amei e engoli o livro de tanta ansiedade, é uma leitura bem rápida, mas você pode ler com calma, uma crônica por dia que vai ser ainda mais gostoso. A autora alcançou o objetivo e isso é o mais importante. A última crônica, leva o prêmio da melhor de todas: Borboletas . Agora só falta o "De volta aos sonhos" para minha coleção!

"O final feliz existe. Mas a cada página que você vira. Os livros preenchem a estante. Que, por sua vez, ocupa a sala. Seu lugar preferido na casa. Desde que começou a ler sozinha." - Bruna Vieira (pág 73)

Gostaram? Quem tá louco pra ler o livro? E quem já leu, conta pra mim se gostou também (:

Supeeeer beijo,

Comentários

  1. ownt' tô louca pra ler esse livro da Bru, em especial.. tem coisa melhor que as famosas "borboletas" no estomago.. ai ai o amor! kkk

    ResponderExcluir
  2. Eu estou louca para ler esse livro. Esse é o mes do meu aniversario espero ter a sorte de ganhar. Me apaixonei também pelas cronicas da Bru. Estou em uma fase de coração partido então voltei a ler o depois dos quinze de novo e estou adorando. Tem algumas cronicas que eu começo a ler e parece que estou batendo um papo cabeça com a minha melhor amiga. É super demais. Não tenho nada contra livros de auto ajuda na verdade tem uns que eu até gosto de ler. Mas o fato desses livros dela te ajudarem sendo apenas cronicas etc é mega bacana!


    Grande beijo Camila :) Blog Sonhos Perdidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, fico tão feliz quando leitores prestam atenção até em uma frase pequena em itálico hehe! Obrigada! E sei que muita gente ama auto ajuda, ainda é o mais vendido, mas acho legal essa coisa de dar conselhos sem ser com listas de como melhorar a vida, entende? Mas enfim, espero que ganhe o livro no seu niver, e que goste tanto quanto eu. Super beijo <3

      Excluir
  3. A Bru realmente sabe como tocar o nosso coração através de palavras. Amei a resenha Mila, só fez a minha vontade aumentar minha vontade de ler eles.

    Beijos Mila.

    www.literalmentesonhando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz que tenha gostado da resenha Ro! Se comprar e ler, depois me conta o que achou. Beijo!

      Excluir
  4. Olá
    Estou simplesmente louca por esse livro, parece ser uma fofura, li um só da autora mas quero todos, obrigada pela dica haha
    Muito linda sua resenha ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/09/top-5-filmes-de-terror.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba fico feliz que tenha gostado da resenha Ca, depois que ler me conta o que achou heim! Beijocas <3

      Excluir
  5. Eu quero ler esse livro há um tempão, mas ainda não consegui. Aliás, ainda não li nenhum livro da Bruna, acredita? *-*
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu recomendo começar por esse então <3 Beijooos!

      Excluir
  6. A capa desse livro é uma das minhas preferidas.
    http://estantedorefugio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu já li e AMEI! É um dos meus preferidos com certeza <3 O de volta aos sonhos é maravilhoso, Cami! Leia o quanto antes, hahahaha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah preciso ler #DVAS urgente mesmo! Beijos Lilla <3

      Excluir
  8. Mabel, eu A-DO-REI o post, e claro, o livro. A Bruna é uma escritora maravilhosa em todos os seus livros e posts no blog. Sugiro que compre logo o De Volta aos Sonhos, pois ele é incríveeeeel, haha.
    Ah, não sei se lembra do meu antigo blog, Extraordinário, então, acabei excluindo ele ha algum tempo, mas não resisti e fiz outro, claro, pensei muito nas consequencias e tal, só queria que você desse uma passadinha por lá, é bem simples o lay, pois nem é meu, mas é só por um tempo. >> http://colorindolife.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, fico feliz que tenha gostado da resenha hehe! E siiiim, preciso ler urgentemente #DVAS, omg! E boa sorte com o novo blog, tá bem legal <3 Bjs

      Excluir
  9. Oláa!
    Acho que este livro é sem dúvidas o que para mim tem a capa mais linda do mundo, e as ilustrações ao longo das páginas?? Estou apaixonada. Quero muuito <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017