TOP 5: filmes sobre Jornalismo

Como a maioria de vocês sabem, eu faço faculdade de Jornalismo. E alguns de vocês sempre me pedem pra falar um pouquinho mais da profissão aqui no blog, mas como eu ainda estou aprendendo, tento tomar cuidado com as coisas que eu falo pra não iludir ninguém por ai, né? Mas, aqui no blog existe uma categoria que eu sei que vocês adoram que é Filmes, então eu decidi misturar as duas coisas e indicar pra vocês filmes que falam um pouquinho de como é ser jornalista, que tal? Se vocês gostarem eu posso trazer com outras profissões também, o que acham? É só comentar qual profissão vocês querem saber mais ;)

E apesar de existir vários filmes clássicos que todo jornalista deve ver, eu pensei em trazer filmes mais divertidos e leves para você ir se apaixonando pela profissão aos poucos, então a minha listinha está bem mista e divertida, espero que gostem!

 1. O Abutre

Não recomendado para menores de 14 anos.
O último filme que assisti é um dos mais belos exemplos de como é trabalhar no ramo do jornalismo, aqui o foco é mais para o jornalismo criminal. "Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados." (Sinopse)! Meus colegas de faculdade recomendaram e eu assisti, e adorei. O filme mostra muito bem como algumas coisas funcionam e como tem pessoas que vão longe para conseguirem o que querem. Não sejam assim, amiguinhos!

2. Uma manhã gloriosa

Esse filme eu já cheguei a recomendar aqui no blog pra vocês, mas como faz muito tempo, decidi reforçar. O filme é super divertido e você tem uma visão muito ampla de como é trabalhar em um programa de TV. Uma Manhã Gloriosa, mostra uma produtora super sonhadora, que foi recentemente despedida, e aceita o primeiro emprego que vê na frente. O problema é que nesse novo emprego ela terá que lutar para conseguir aumentar a audiência do programa que está prestes a ser tirado do ar. Vocês vão conhecer mais uma workaholic que fará de tudo pelo seu trabalho, porém de uma forma positiva.

3. Garota Exemplar

Quando fui assistir esse filme no cinema, me lembro de como fiquei ainda mais chocada de como a mídia pode influenciar as pessoas a acreditar ou não em uma história. Garota Exemplar conta a história da Amy Dune, casada há 5 anos com Nick e filha de escritores. É protagonista de um livro bem popular, o que faz dela uma mulher conhecida na sociedade como a filha perfeita, a Garota Exemplar. No dia do seu aniversário de casamento ela some, quando Nick chega em casa e não encontra a esposa - e sim uma casa revirada - resolve ligar para a polícia para pedir ajuda. Ele, por não saber responder tão bem a policia acaba se tornando o principal suspeito sobre o sumiço da mulher. Por Amy ser uma personalidade pública, o caso se torna notícia frequente nos jornais, revistas, programas de TV e claro, com isso a pressão na policia e em Nick é muito maior. O foco do filme não é o jornalismo, mas você pode observar como a mídia é um fator super influente para a resolução de crimes.

4. O Diabo veste Prada

Esse filme não poderia estar fora, né? Andrea Sachs uma jornalista com poucas experiências consegue um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York, e começa a trabalhar para a incrível Miranda. Apesar de não ser a área em que quer seguir, e nem o emprego dos seus sonhos, Andrea faz de tudo para ser bem sucedida no emprego, ganha muita experiência e divide tudo com a gente no filme. Quem quer trabalhar em uma redação de revista, não pode deixar de ver esse filme!

5. De repente 30
Calma, não surta! Eu sei que existem vários outros filmes mais sóbrios para eu usar de exemplo, mas como disse, queria deixar a profissão mais divertida pra vocês. Então, se você ir além do pensamento que esse filme é só uma comédia romântica, pode perceber o quão legal ele é. Jenna, depois que se torna a adulta que sempre sonhou, é uma das editoras mais importantes do país e trabalha para trazer diferencial para a revista. Dessa lista, o filme é o que menos trata de jornalismo realmente, mas é divertido acompanhar a rotina dessa menina-mulher no trabalho e na vida amorosa, adoro e recomendo!

Gostaram? Qual filme vocês me indicam para amar ainda mais essa profissão?

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

  1. Só assisti o diabo veste Prada e de repente 30, quero assistir os outros principalmente garota exemplar ;)

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Você citou quatro de meus filmes favoritos. Me lembro de assistir O Diabo Veste Prada e De repente 30 direto, sempre quando passava na TV eu assistia, nunca cansava! Garota Exemplar é realmente um mistério incrível e O Abutre é simplesmente ótimo, gostei de ver a dedicação do Jake para esse papel (já que teve que emagrecer um monte), fiquei triste que não ganhou Oscar :( Enfim, quando crescia tinha certeza que queria ser jornalista que até o meu gosto por filmes mostra hehe Beijo www.infectedbyculture.com

    ResponderExcluir
  3. Só conhecia O Diabo Veste Prada e De Repente 30, mas os outros da lista pareceram bem interessantes! Vou dar uma olhada! :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Super amei o post! Os dois primeiros eu ainda não assisti, mas já estão na listinha, mas os três últimos são os meus preferidos. Arrasou!

    ResponderExcluir
  5. Faz o próximo sobre arquitetura, acho que nunca vi filme sobre.

    ResponderExcluir
  6. Diabo veste Prada é o De repente 30 são ótimos mesmo. Pra quem quer te inspiração para seguir uma carreira é ótimo para assistir ou assistir só para comer uma pipoquinha tbm ahsuhas. Amei as dicas, beijos

    http://joicyrecco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017