Como uma blogueira foi parar no mercado editorial

Andresa Vidal em 2014 quando trabalhava na Editora Gente

Oi, pessoal! Eu sou a Andresa, tenho 22 anos, sou formado em Jornalismo pela Universidade Metodista e vou casar daqui duas semanas (sim, estou muito nervosa haha). Ah, e o mais importante pra vocês: sou Assistente Editorial da Gutenberg.

A Mabel e eu achamos que seria interessante lançar uma coluna sobre os bastidores do mercado editorial. Afinal, muitos de vocês amam ler, mas não sabem como é o processo de publicação de um livro, não é?

Pra começarmos, usarei este primeiro post para me apresentar e contar sobre como eu fui parar nessa área. J

Bom, tudo começou lá em 2010, quando eu decidi criar um blog literário, o extinto “In Bookshelf” – digo extinto pois, depois de quatro anos na ativa, eu não conseguia mais dar conta de faculdade, trabalho, organizar um casamento e viver, haha, então tive que tomar a decisão de parar de publicar.

Enfim, eu estava cursando Jornalismo, encontrando estágios apenas em assessoria de imprensa (que eu odeio) e mantendo meu blog. Eu sempre me interessei pela área, tanto que durante o vestibular estava em dúvida entre cursar Jornalismo ou Produção Editorial, então, como não estava encontrando nada em revista/tv/rádio, resolvi procurar estágio em editoras.

Depois de vááárias tentativas falhas, minha amiga Nilsen, do blog Mudando de Assunto, me encaminhou uma vaga que ela encontrou no Facebook para estágio em Marketing na Editora Gente. Eles gostaram do meu currículo, principalmente por causa do blog, e eu fui participar da seleção. Olha... nunca me dediquei tanto a uma entrevista... E no fim deu certo. A vaga era minha!
Metade do estágio eu trabalhei na área de Marketing e a outra metade no Editorial, que foi onde me encontrei profissionalmente. Estagiei na Editora Gente por um ano e meio e decidi sair, principalmente, por trabalhar pouco com ficção, que é o ramo que mais me identifico. Além de estar em dúvida se eu queria seguir nessa área ou tentar algo no Jornalismo de novo.

Bem, não apareceu nada em Jornalismo e, como o destino é meu amigo, conheci a Alessandra Ruiz, que na época era Publisher da Gutenberg, e ela me indicou para um estágio na Gut. Deu tão certo que, logo depois de formada, fui efetivada, e agora trabalho no Editorial com a Silvia, minha chefe, e a Nilce e a Carol Christo, que são editoras-assistentes.

Trabalhar com histórias é gratificante, é um sonho... MAS, MAS é muito mais trabalhoso do que eu imaginava. Não basta ser um viciado em leitura, é preciso ter vocação, se esforçar muito, estudar (e até tomar certo cuidado pra não pegar birra com os livros, haha).

Enfim, quem sou eu pra falar do mercado editorial, né? Sou uma formiguinha perto dos profissionais que conheço. Tenho apenas três anos na área. Mas espero conseguir fazer com que vocês visualizem o que acontece com um livro desde que a editora compra seus direitos até ele ser publicado.

Espero que gostem dessa aventura! Até o próximo post!

Andresa Vidal

Comentários

  1. Achei bem legal essa ideia de vocês, deve ser um máximo trabalhar nisso.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiiiiiiii
    Que legal essa parceira, amei conhecer sua história Andresa.
    Eu sonho em trabalhar com histórias, livros...

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. woow, que sonho trabalhar numa editora hahahah :)
    amei tua história, até os próximos posts moça! estarei acompanhando.
    beijo no coração

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal, Andressa! Meu sonho é entrar neste ramo também! Quem sabe um dia <3
    Beijinhos, ansiosa pros próximos posts!
    Livros, Amor e Mais

    ResponderExcluir
  5. Que ideia ótima! Continua falando disso sim! :D

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
  6. Adorei <3
    Sempre tive interesse em saber como é o trabalho para poder publicar um livro e tall
    Adorei a ideia de vocês...
    Abraço!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um recadinho com amor e será retribuído <3

Postagens mais visitadas deste blog

Desejo de fashionista: Lita boots

Meus 10 filmes favoritos de 2017